Viagora

Covid-19: uso de máscara volta a ser obrigatório em hospitais de Teresina

Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

Nesta quarta-feira (27), o prefeito de Teresina Dr. Pessoa assinou um decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os serviços de saúde, ressalvas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente.

Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-FMS), o Painel Situacional da 51ª semana epidemiológica, da  expõe um aumento de 132% de casos confirmados de Covid em Teresina. Com 33 pacientes internados, todos estáveis e, até o momento, nenhum óbito de residentes de Teresina.

Para as visitas a pacientes hospitalizados nas unidades de saúde municipal, serão restringidas a um visitante por dia e a, no máximo, duas horas por dia, respeitando-se a rotina estabelecida pela gestão da unidade.

O uso de máscaras está recomendado aos indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves da COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), assim como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

Conforme o decreto, as novas medidas de combate à COVID-19 à luz do cenário epidemiológico atual, altera o Decreto 22.200, de 7 de março de 2022, e dá outras providências. Considerando os indicadores epidemiológicos dispostos no Painel Situacional da COVID-19 em Teresina e as recomendações atualizadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre uso de máscaras em serviços de saúde.

Facebook
Veja também