Viagora

Anvisa aprova vacina contra dengue para público de 4 a 60 anos

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina será aplicada via subcutânea em um esquema de duas doses.

Nessa quinta-feira (02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova vacina contra a dengue, intitulada como Qdenga, produzida pela empresaTakeda Pharma. O imunizante, indicado para a faixa etária de 4 e 60 anos, é aplicado via subcutânea em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

De acordo com a Anvisa, o imunizante é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus que causa a doença, o que pode garantir a proteção. Em 2022, o Brasil registrou mais de mil mortes decorrentes da doença.

Em fevereiro, a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), aprovou a seguranças do imunizante, que aguardava somente o aval da Anvisa.

A Agência Sanitária Europeia (EMA) também avaliou positivamente a vacina Qdenga. A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do imunizante no Brasil, desde que mantenha as condições aprovadas. A Agência pontua ainda que apesar dos testes de segurança, a vacina seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos através de ações de farmacovigilância.

Além da Qdenga, outro imunizante intitulado como Dengvaxia foi aprovado no país, mas este só pode ser aplicado em já foi infectado pela doença.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também