Viagora

"Glaucoma é perigoso pois evolui de forma silenciosa", diz médico

Segundo a OMS, a doença é a principal causa da cegueira irreversível e atinge cerca de 65 milhões de pessoas

O glaucoma é considerado um dos principais fatores de causa da cegueira irreversível. Dados da Organização mundial da Saúde (OMS), registram que no mundo, cerca de 65 milhões de pessoas sofrem da doença, onde 10% perdem a visão pela enfermidade.

De acordo com o oftalmologista Fernando Costa, o glaucoma surge pelo aumento de pressão nos olhos, e é um risco. “O Glaucoma é na verdade um complexo de doenças que têm como fator comum o dano ao nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina, tendo a pressão intraocular elevada como o principal fator de risco. É perigoso, pois evolui de forma silenciosa, sem sintomas em fases iniciais, e uma vez estabelecido o dano ou perda visual, essa ocorre de forma não reversível”, alerta.

Foto: Divulgação/ AscomGlaucoma atinge milhares de pessoas
Glaucoma atinge milhares de pessoas

Segundo a OMS, 90% dos quadros de glaucoma são primários, de ângulo aberto e fechado. Se o caso atinge a família, as pessoas possuem aproximadamente 10 vezes mais chances de serem acometidas. Já a enfermidade de grau secundário, ocorre por doenças circulatórias na retina, tramas, inflamações, ou cirurgias no olho, além de ser adquirida ainda no nascimento.

O médico Fernando Costa ainda ressaltou a necessidade da doença ser detectada cedo, para iniciar o tratamento. “O paciente diagnosticado precocemente, sendo bem tratado e acompanhado de forma correta, tem uma chance bem pequena de evoluir para algum grau de deficiência visual associado ao glaucoma. Segundo o Ministério da Saúde, o glaucoma atinge aproximadamente 1 milhão de brasileiros, podendo atingir um número ainda maior por ser uma doença subdiagnosticada”, afirma.

Facebook
Veja também