Viagora

Lacen identifica subvariante JN.1 da Covid-19 no Piauí

Os estudos foram realizados em parceria com o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), o Dr. Costa Alvarenga, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), identificou a subvariante da Covid-19 denominada de JN.1 em circulação no estado.

Os estudos foram realizados em parceria com o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Segundo o Lacen-PI, a JN.1 é uma subvariante da Ômicron e foi identificada através de técnicas de RT-PCR seguidas de sequenciamento genético. A primeira ocorrência da JN.1 no Brasil foi identificada no vizinho, estado do Ceará.

“É importante ressaltar que a subvariante JN.1 demonstrou uma progressão importante, superando a XBB.1.5.70 (variante anterior). Esse fenômeno destaca a dinâmica complexa das mutações virais e a necessidade contínua de monitoramento e análise”, afirmou o diretor do Lacen, Fabrício Amaral.

Além disso, depois da subvariante Ômicron JN.1, foi também detectada também uma nova recombinante, ainda sem uma designação oficial devido à ausência de registro no banco de dados para a devida classificação. Essa recombinante está sendo temporariamente chamada de XDK.

Dessa maneira, o resultado de identificação das variantes foi obtido através de sequenciamento genético de 48 amostras do Piauí dos dias 1º de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Variante Ômicron

Saúde

Facebook
Indicado para você
Veja também