Viagora

Sesapi capacita profissionais para prevenção do sarampo

A capacitação das equipes dos hospitais de Teresina para a vigilância epidemiológica e manejo clínico correto dos casos suspeito de sarampo.

Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que realizou a capacitação das equipes dos hospitais de Teresina para a vigilância epidemiológica e manejo clínico correto dos casos suspeito de sarampo. 

Conforme a Sesapi, a iniciativa visa reforçar as ações de prevenção em todo o estado. “Estamos capacitando os profissionais para, se estiverem diante de um caso suspeito desse agravo, saibam a forma mais correta de agir para realizar a vigilância epidemiológica e o manejo clinico desses pacientes”, disse a enfermeira Michelle Cristina Fianco, da coordenação de epidemiologia.

A Sesapi destaca que, o Piauí não possui casos confirmados e nem notificações de pacientes com suspeitas de sarampo. A cobertura vacinal do público alvo no estado com os imunizantes da Tríplice Viral D1 chegou a 92% e a quase 70% com a D2 em 2024.

“Esse trabalho que estamos realizando é para fortalecer a prevenção, pois temos visto fora do Brasil o aumento de casos de sarampo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e alguns países da África, inclusive com óbitos causados pela doença”, reforça Michelle Fianco.

Sesapi ainda informa que, ao longo da capacitação um dos assuntos mais abordados foi a identificação dos sinais e sintomas do sarampo que podem ser confundidos com outras doenças, principalmente as arboviroses como dengue e chikungunya, que tem registrado aumento de casos no estado.

“Essa capacitação visou isso, darmos o suporte ao profissional de saúde para que ele conheça os sinais e sintomas dessas patologias, principalmente o sarampo, e que possa, na sua avaliação clínica e anamnese, fazer essa investigação de forma adequada”, concluiu a técnica da Sesapi.

Facebook
Veja também