Viagora

Wellington Dias quer adquirir 500 respiradores no começo de maio

Em sua manifestação, o chefe do executivo estadual disse que o Piauí está tendo dificuldade para adquirir novos respiradores de três contratos já firmados.

Na tarde dessa terça-feira (28), o governador Wellington Dias fez um novo apelo à população para que fiquem em casa evitando a disseminação da Covid-19 no estado.

Em sua manifestação, o chefe do executivo estadual disse que o Piauí está tendo dificuldade para adquirir novos respiradores de três contratos já firmados. “Faço um alerta para o respeito às regras do isolamento social. Temos três contratos para a entrega de respiradores que estão dando problema e isso é algo que estamos buscando uma solução. Estamos na dependência da China, de São Paulo e encontrando dificuldades na entrega”, esclareceu Wellington Dias.

No entanto, o governador falou com otimismo sobre as iniciativas locais como o protótipo de um ventilador mecânico pulmonar, de baixo custo, que está sendo desenvolvido pela empresa piauiense Tron em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Enquanto o respirador piauiense não está disponível, o governo estadual quer obter os aparelhos necessários para ter uma margem segura para a população. “Temos que alcançar, até o dia 10, 15 de maio, entre 500 e 600 respiradores instalados em leitos de UTI ou sala de estabilização para que não tenhamos o colapso que está acontecendo em outros lugares”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Coronavírus

Facebook
Veja também