Viagora

Piauí registra mais de 83,19% da população vacinada contra a Covid

Conforme a Secretaria, nos últimos seis meses o Piauí registrou uma queda drástica e sucessivamente, com pequenas oscilações, no número de óbitos mensais.

Nesta segunda-feira (03), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou que o Piauí registrou mais de 83,19% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19 e 74,26% da população totalmente imunizada.

Segundo a Sesapi, o estado apresenta boa performance de cobertura vacinal e ocupa a primeira posição no nordeste e a segunda do Brasil. Ainda de acordo com os dados, nos últimos seis meses o Piauí registrou uma queda drástica e sucessivamente, com pequenas oscilações, no número de óbitos mensais.

O mês de agosto registrou 110 óbitos, já em setembro foram 64 mortes, em outubro, 89 mortes; em novembro, 96 e em dezembro 75 pessoas perderam a vida para a Covid-19.

O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, afirmou que o estado deve continuar empenhando esforços para atingir mais pessoas imunizadas contra a covid-19.

“Vamos continuar trabalhando para vacinar mais pessoas e reduzir o número de mortes cada vez mais”, afirma o gestor.

De acordo com a Sesapi, a vacinação contra o novo coronavírus no estado teve inicio no dia 18 de janeiro de 2021, o estado recebeu 21.250 doses na primeira remessa de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Ao longo desse período pandêmico o MS já enviou 5.928.447 doses contra a covidd-19 para o Piauí, no qual 5.494.671 foram aplicadas, 357.982 estão em posse dos municípios e outras 275.594 estão na Rede de Frio armazenadas.

Para o secretário Florentino Neto a imunização no estado foi contínua e que a população tem ajudado o órgão nessa missão.

“Do momento em que recebemos o primeiro lote em janeiro, até o final do ano passado, e o início deste ano nosso trabalho foi contínuo para levar a imunização aos piauienses, que estão atendendo os nossos chamados para se vacinarem”, explica o secretário de Saúde.

Ainda segundo o gestor, os 224 municípios do Piauí receberam as doses da vacina de forma isonômica, dos quatro laboratórios aprovados pela Anvisa, são elas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

O gestor afirmou também que o Governo do Piauí, por meio da Secretária de Estado da Saúde, promoveu uma força-tarefa visando a entrega e aplicação das doses a população piauiense.

“Seja via aérea ou terrestre, através de um plano de distribuição bem elaborado, a Secretaria de Saúde viabilizou a entrega e distribuição dos imunizantes em tempo recorde, possibilitando que as vacinas chegassem até as equipes municipais e estivessem disponíveis para a população em tempo recorde”, ressalta Florentino Neto.

Atualmente a preocupação da Sesapi é com a população que não retornou aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina que representa 260 mil piauienses.

“A nossa grande preocupação no momento são com as pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina, algo em torno de 260 mil piauienses. É um número expressivo e que tem se tornado um desafio para o setor da saúde”, explica o secretário.

O Ministério da Saúde no mês de novembro alertou quanto a necessidade de uma dose de reforço destinada a população em geral acima de 18 anos. Desde a liberação para aplicação das doses, o Piauí já vacinou mais de 328.037 pessoas com a doses adicional, o que representa em torno de 10% da população que recebeu a terceira dose.

Contudo, a Sesapi informa que 189.065 pessoas estão com a dose de reforço atrasada no estado. O secretário de Saúde convoca essas pessoas a comparecem aos postos de saúde e se imunizarem contra a covid-19.

 “Pedimos a você que está com qualquer dose atrasada, que procure os postos de vacinação de seu município e tome sua vacina é muito importante que todos estejam vacinados, com as doses necessárias, para sairmos desta pandemia” completa Florentino Neto.

Facebook
Veja também