Viagora

Piauí registra leve redução de casos da covid-19, diz Sesapi

De acordo com a Sesapi, o índice de Transmissibilidade da doença nos últimos sete dias passou de 1,85 para 1,54. Enquanto a taxa de positividade dos testes RT-PCR reduziu percentual de 44,9% para 39%.

Nesta terça-feira (13), o Boletim Epidemiológico da Covid-19 referente a 49ª semana, foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e apontou uma redução leve nos casos de covid-19 no Estado. O percentual caiu de 524% para 391%. A pasta considerou dados do período de 4 a 10 de dezembro.

De acordo com a Sesapi, o índice de Transmissibilidade da doença nos últimos sete dias passou de 1,85 para 1,54. Enquanto a taxa de positividade dos testes RT-PCR reduziu seu percentual de 44,9% para 39%.

O boletim ainda aponta aumento no número de internados pela doença em leito clínicos, nos últimos sete dias passou de 76 para 84. A situação nas UTI’s também foi de crescimento na ocupação dos leitos que passou de 13 para 24 pacientes internados.

Ainda segundo os dados, os leitos de estabilização registraram dois casos, mas passaram para cinco internados na última semana. Com relação aos óbitos, houve uma redução de 100% para 14%, sendo considerado em estabilidade.

O Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, atribuiu a diminuição dos casos e do índice de transmissibilidade ao cumprimento das medidas sanitárias no Estado.

“Significa que os nossos esforços em cumprir as medidas sanitárias estão dando resultado. E é importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença”, afirma.

As vacinas também são um fator que aumenta a proteção contra a covid-19, foi o que destacou o secretário de estado da Saúde, Neris Júnior.

“Devemos continuar usando as máscaras para que a gente siga protegido e, muito em breve, vamos estar de volta à rotina sem hospitalização ou morte”, diz Neris.

Facebook
Veja também