Viagora

Covid: Homens com comorbidade são maioria de internados, diz HGV

O estudo que envolveu 1.572 pacientes foi realizado pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV) entre o período de 1° de abril de 2020 a maio de 2022.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) produziu um estudo que aponta os homens com comorbidades como maioria de pacientes internados com covid-19 na unidade, representando 60% dos casos. O levantamento foi realizado entre o período de 1° de abril de 2020 a maio de 2022 e foi apresentado na última semana no Seminário Internacional Plataforma Clínica Global Covid-19 e Pós-Covid da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Brasília.

Conforme a pesquisa, os homens também são predominantes no índice de vítimas fatais. A enfermeira Nirvania Carvalho, responsável por produzir o estudo junto ao engenheiro André Jansen Andrade, destacou os principais fatores que contribuem para a hospitalização e óbitos pela doença.

“O estudo comprovou que fatores, como sexo masculino, faixas etárias mais altas e presença de comorbidades estão associados ao aumento do risco de hospitalizações e óbitos pela Covid-19”, destaca Nirvania Carvalho.

A pesquisadora ainda pontuou que o levantamento constatou o percentual de comorbidades em pacientes internados, resultando em 59%. O estudo foi apresentado no período de 05 a 06 de dezembro.

“O que reforçou a atenção dos profissionais de saúde sobre as doenças crônicas, como cardiopatias, hipertensão arterial, problemas respiratórios e diabetes, como aceleradores de um prognóstico pior na evolução da doença causada pelo SARS-CoV-2”, explica Nirvania Carvalho.

Em relação a metodologia da pesquisa, a representante do HGV afirmou que foram identificados 767 pacientes internados na primeira etapa do levantamento, que ocorreu entre 1º de abril de 2020 à 28 de fevereiro de 2021. Já na fase posterior constatou-se 805 pacientes internados com Covid-19, entre 1º de março de 2021 e 31 de maio de 2022. Totalizou-se então 1.572 pacientes.

Para coletagem dos dados referentes aos pacientes foi considerado o perfil de casos graves que necessitavam de cuidados intensivos e que já chegaram ao HGV com insuficiência respiratória, conforme o HGV.

Facebook
Veja também