Viagora

Covid: Brasil recebe primeiro lote com doses das vacinas bivalentes

O Ministério da Saúde explicou que firmou contrato com o laboratório da Pfizer para entrega de todas as doses disponíveis, com as atualizações, bem como as aprovadas pela Anvisa.

Nesta sexta-feira (09), o primeiro lote com 1,4 milhão de doses das novas vacinas bivalentes contra a covid-19 aterrizaram em solo brasileiro. O Ministério da Saúde informou que as doses foram fabricadas pela Pfizer e além de atuarem contra o coronavírus, também protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.

De acordo com o MS, a pasta firmou contrato com o laboratório para entrega de todas as doses disponíveis, com as atualizações, bem como as aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como modo de diferenciação dos fracos, os das vacinas bivalentes possuem tampa na cor cinza, com seis doses.

Ainda segundo o ministério, o próximo passo é submeter as vacinas ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para avaliação e análise. O Ministério da Saúde anunciou ainda que deve emitir nota técnica nos próximos dias com informações referentes a distribuição, aplicação e o público-alvo da vacina.

A pasta também fez uma alerta a população informando que todas os imunizantes anteriormente distribuídos e que permanecem disponíveis nos postos de vacinação são eficazes na proteção contra a covid-19.

“Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também