Viagora

Defesa Civil distribuirá 11 mil filtros d'água às famílias no Piauí

De acordo com a Sedec, a iniciativa que ocorrerá ao longo do ano irá contemplar os municípios situados em cinco Territórios de Desenvolvimento devido a seca.

Nessa quarta-feira (02), a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) divulgou que irá distribuir 11 mil kits de filtros d’água às famílias que vivem em regiões de seca no semiárido piauiense.

De acordo com a Sedec, a iniciativa que ocorrerá ao longo do ano irá contemplar os municípios situados em cinco Territórios de Desenvolvimento, são eles Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíFiltros d água.
Filtros d água.

Ainda segundo a Secretaria, essas regiões estão em situação de emergência devido a ausência prolongada de chuvas. A medida faz parte do Plano de Trabalho para Ações de Socorro da Defesa Civil Estadual.

Conforme a Sedec, a ação teve inicio em janeiro deste ano e já distribuiu 400 filtros nos municípios de Coronel José Dias e Anísio de Abreu. Nestas próximas semanas o Governo do Estado deverá disponibilizar outras 400 unidades que serão destinadas aos municípios de Padre Marcos e Caldeirão Grande.

O secretário da Sedec, José Augusto Nunes, explicou que os filtros fazem parte de um dos itens essenciais dos moradores desta região de seca.

“São itens essenciais no lar do homem sertanejo, tanto no período de seca, para armazenamento, quanto para reter os microrganismos e sedimentos da água mais turva no período chuvoso”, destacou o secretário.

A Sedec informou ainda que os kits filtros possuem capacidade de 20 litros e é registrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O material será encaminhado as secretarias municipais de Assistência Social que deverá distribuir de acordo com a logística de distribuição às famílias.

De acordo com o secretário da Sedec, os itens foram adquiridos por meio de recursos próprios com investimento de R$ 1,7 milhão.

“A aquisição e distribuição desses kits, assim como de cestas básicas, está dentro das ações da Defesa Civil Estadual para diminuir os impactos da seca, que vai além da presença de carro-pipa. Para isso, temos executado intervenções mais complexas para resolver definitivamente esse problema, como a construção de poços e adutoras”, finalizou o gestor.

Facebook
Veja também