Viagora

Covid: Piauí imuniza mais de 66 mil crianças com 1ª dose da vacina

De acordo com a Sesapi, o Estado pretende imunizar 331.432 crianças que compreende a esta faixa etária.

Na manhã desta quarta-feira (09), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que o Piauí já imunizou 66.762 crianças entre 05 e 11 anos com a primeira dose da vacina contra a covid-19, número que representa 20,14% do público-alvo.

De acordo com a Sesapi, o Estado pretende imunizar 331.432 crianças que compreende a esta faixa etária. O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca ainda os óbitos entre o público de 0 a 19 anos que já chega a 32 e ressalta a importância da vacinação para diminuição deste quadro.

“Precisamos chamar atenção dos pais e responsáveis para a necessidade de levar as crianças para tomarem a vacina contra a Covid-19. Já está comprovado pela comunidade científica que os imunizantes são seguros e é o principal instrumento de combate aos vírus”, afirma Florentino Neto.

Ainda segundo levantamento da Secretaria, dos 353.714 casos confirmados da doença no Piauí, 4,63% correspondem a crianças de 0 a 09 anos e 9% da faixa etária de 10 a 19 anos.

Já o número de óbitos pela doença em todo o estado já totaliza 7.479 óbitos, deste total foram 15 mortes na faixa etária de 0 a 04 anos, de 05 a 11 anos foram quatro criança, e de 12 a 19 anos foram 13 mortes pela Covid-19.

Conforme o secretário Floriano Neto, o cenário epidemiológico tem preocupado a Sesapi que destacou a perda de três crianças para a covid-19 no início de fevereiro.

“Apesar de ser um número baixo, em comparação às demais idades, é importante considerar o impacto da Covid-19 na letalidade da faixa etária pediátrica, principalmente agora com a variante Ômicron, que tem atingindo este público. Por isso que devemos ficar atentos aos cuidados com as nossas crianças e buscar a imunização desse público que já pode receber as vacinas”, pontuou o gestor.

Florentino Neto ainda ressalta que a vacinação é a única forma viável para superar a pandemia e afirmou que 202.400 doses de vacinas pediátricas já foram encaminhadas aos municípios piauienses.

“Somente com nossas crianças vacinadas poderemos sair dessa pandemia. Por isso conclamamos, mais uma vez, à nossa população para que tome sua vacina e imunize seus filhos, pois esta é nossa maior arma para combater este vírus. Já vacinamos mais de 60 mil crianças, mas precisamos imunizar ainda mais, e contamos com os nossos gestores dos municípios para avançar nessa campanha”, complementou o secretário.

Os imunizantes administrados nas crianças de 05 a 11 anos, até mesmo no público imunossuprimido, utilizado em todo o país é a vacina da Pfizer que deve ser aplicada respeitando intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose.

Além da Pfizer, o imunizante da CoronaVac também foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado entre pessoas de 06 a 17 anos, com exceção das pessoas imunossuprimidas nesta faixa etária. A dose deste imunizante é a mesma aplicada em adultos e possui um intervalo de 28 dias entre as duas doses.

Facebook
Veja também