Viagora

Covid-19: Piauí imuniza mais de 71 % das crianças de 05 a 11 anos

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), mais 235.751 crianças de 05 a 11 anos de idade foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19.

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através de dados do Vacinômetro, revelou que mais 235.751 crianças de 05 a 11 anos de idade foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19, representando um percentual de 71,17% do público infantil.

Conforme a Sesapi, o órgão tem a expectativa de imunizar cerca de 332 mil crianças contra o novo coronavírus que deve ser feito com as duas doses da vacina para que o público dessa faixa etária seja imunizado completamente, como explica o secretário da Sesapi Florentino Neto.

"Não podemos esquecer que o esquema vacinal em crianças é feito em duas doses. Lembramos aos pais e responsáveis que a segunda dose ocorrerá com o intervalo de dois meses, para crianças que se vacinaram com a Pfizer; e um intervalo mais curto de 28 dias, para crianças que se imunizaram com a Coronavac", ressalta o secretário.

Ainda de acordo com a Sespai, no Piauí a vacinação deste público ocorre em Unidades Básicas de Saúde ou ainda em pontos estratégicos a depender de cada município. O imunizante disponibilizado para as crianças é o da Pfizer que deve ser administrado em um intervalo de 28 dias, além da vacina da Coronavac.

No dia da vacinação as crianças devem estar acompanhadas por um responsável adulto apresentando um documento de identificação e a carteirinha de vacinação.

Segundo a Secretaria, diante do avanço da vacinação no Estado, o público dessa faixa etária que se vacinou com a Pfizer irá se imunizar contra a covid-19 a partir de 15 de março, visto que completará dois meses da aplicação com a primeira dose.

A Sesapi ainda anuncia que desde o início da vacinação infantil no dia 15 de janeiro em todo o Estado, mais de 258 mil doses pediátricas foram administradas com a primeira e segunda dose da vacina, deste número total 23.059 crianças já se vacinaram com a Coronavac, pois completaram seus esquemas vacinais.

Por fim, o secretário Florentino Neto ainda destacou a nova marca atingida no Estado e afirmou que é uma conquista realizada junto aos piauienses.

“Os números positivos da vacinação no Estado refletem o empenho da Sesapi na condução do processo de vacinação e a responsabilidade dos municípios na aplicação das doses. Um trabalho em conjunto de compromisso com o povo piauiense”, finaliza o secretário.

Facebook
Veja também