Viagora

COE flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos no Piauí

De acordo com o secretário Florentino Neto, a decisão foi tomada diante dos índices favoráveis observados pelo órgão após uma análise criteriosa dos dados referente ao cenário epidemiológico.

Na manhã desta sexta-feira (25), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) realizou uma reunião com o secretário de estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, e aprovou a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos no Piauí.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a decisão foi tomada diante dos índices favoráveis observados pelo órgão após uma análise criteriosa dos dados referente ao cenário epidemiológico.

“Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia. Estamos em um momento privilegiados em comparação aos demais estados do Nordeste. Todos os indicadores estão em uma fase verde, como nos apresentou o Dr. José Noronha. Hoje nesta última reunião, junto do COE, estou muito lisonjeado e contente com nossa população, que nos ajudou também, seguindo as medidas dos decretos e tomando à vacinas, e esses números são um reflexo”, explica o secretário.

Por outro lado, o COE-PI explicou que em locais fechados, bem como para as pessoas imunossuprimidas, o uso de máscara deve permanecer obrigatório. Após a reunião ficou deliberado que os eventos podem ter 100% de ocupação do público em locais abertos e 80% em locais fechados.

A diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, ressaltou ainda que a entrada será liberada somente mediante a apresentação do cartão de vacina que conste o esquema vacinal completo.

“A partir de agora só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada. Porém aqueles que tomaram as duas doses, e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço, poderão entrar nestes locais”, pontua a diretora.

O superintendente de Atenção à Saúde e Município, Herlon Guimarães, afirmou ainda que o Comitê também decidiu pela aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 destinado a pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde, respeitando o intervalo de quatro meses após receber a terceira dose.

“Em detrimento da quantidade de doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, e que estão nos estoques do município iremos iniciar a próxima semana a aplicação da quarta dose nos indivíduos acima de 60 anos e nos profissionais de saúde. Cada município irá elaborar o seu calendário de vacinação”, destaca o superintendente.

Conforme o secretário Florentino Neto, um certificado que beneficiará os servidores que estiveram na linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus

“Estes benefícios ainda serão decididos pela Secretaria de Governo. Mas não podemos sair sem agradecer a esses profissionais tão essenciais na luta contra este vírus, vocês nos enchem de orgulho”, conclui Florentino Neto.

Facebook
Veja também