Viagora

Governo do Piauí libera eventos com 80% do público em locais abertos

De acordo com a Sesapi, o retorno do trabalho presencial dos servidores do Estado e realização das cirurgias eletivas também foi aprovada após a avaliação da redução do número de reprodução da doença.

Nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) definiu a flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19 no Piauí, após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE). O órgão liberou eventos com 60% do público em local fechado e 80% de público em locais abertos e semiabertos.

De acordo com a Sesapi, o retorno do trabalho presencial dos servidores do Estado e realização das cirurgias eletivas também foi aprovada após a avaliação da redução do número de reprodução da doença, bem como das Síndromes Gripais, Síndromes Respiratórias Graves, Taxa de ocupação hospitalar e a média móvel de casos da covid-19.

Foto: Divulgação/AscomReunião da Sesapi com o COE Estadual.
Reunião da Sesapi com o COE Estadual.

O secretário da Sesapi, Floriano Neto, ressaltou que nesta próxima segunda-feira (14) em reunião com o Comitê Científico do Nordeste será definido a deliberação da obrigatoriedade do uso de máscaras.

“A deliberação sobre obrigatoriedade do uso de máscaras somente será decidida depois da reunião do Comitê Científico do Nordeste, no próximo dia 14 de março. A Sesapi vai esperar a orientação a respeito, mas a decisão pela não obrigatoriedade do uso de máscara será discutida também de forma planejada e progressiva”, explica o secretário.

O membro do COE e o infectologista, José Noronha, explicou que o órgão semanalmente produz relatório sobre os indicadores epidemiológicos e acerca do cenário no Nordeste, contudo ainda é necessário manter as medidas de higiene para enfrentamento da covid-19.

“A cada semana vamos observar novamente esses indicadores epidemiológicos e avaliar o panorama de todo o Nordeste. Mas não podemos esquecer de manter as medidas higiênico sanitárias como a limpeza das mãos”, ressalta o membro.

De acordo com a Sesapi, as medidas foram encaminhadas a Secretaria de Estado de Governo para elaboração e publicação do decreto com atualização dos protocolos.

Facebook
Veja também