Viagora

TSE terá medidas para evitar filas no segundo turno

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas.

Nessa terça-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou que a instituição está tomando as medidas necessárias para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno das eleições.

No último domingo (2), eleitores de várias sessões eleitorais no Brasil, reclamaram de imensas filas. A Organização dos Estados Americanos (OEA), observou a fila e acompanhou o processo de votação no país.

O ministro afirmou que os problemas das filas estão sendo equacionados com os tribunais regionais eleitorais (TREs).

“O TSE já está planilhando todas as medidas necessárias para que as filas que ocorreram em algumas seções eleitorais não votem a acontecer no próximo turno. Isso será realizado para que o eleitor tenha uma votação mais confortável”, disse Moraes.

“O comparecimento de todo os eleitores é muito importante para que nós possamos novamente demonstrar a maturidade da democracia brasileira e completar esse ciclo eleitoral das eleições gerais de 2022”, concluiu.

Alexandre Moares também destacou o aumento de candidatos negros e mulheres que foram eleitas para a Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, dos 513 parlamentares, 91 são mulheres, número que representa 17,7% do total. 27 dos eleitos se declaram pretos (5,26%).

De acordo com o ministro, dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas. A abstenção foi de 20,95%, número que está na média registrada em eleições anteriores.

Ainda de acordo com Alexandre de Morais, foram registrados 118 milhões de votos válidos, 3,4 milhões de nulos (2,82% do total) e 1,9 milhão de brancos (1,59%).

Com informações Agência Brasil 

Facebook
Veja também