Viagora

Pessoa com deficiência pode pedir a transferência da seção eleitoral

De acordo com a Justiça Eleitoral, as seções especiais tratam-se de espaços adaptados para oferecer fácil acesso . O prazo para fazer esta alteração vai até dia 18 de agosto em todo o país.

Nessa segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral iniciou exibição, em emissoras de rádio e televisão, de campanha voltada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida onde informa a possibilidade de troca para seção eleitoral com acessibilidade. O prazo para fazer esta alteração vai até dia 18 de agosto em todo o país.

De acordo com a Justiça Eleitoral, as seções especiais tratam-se de espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. Para solicitar, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral com documento oficial com foto.

Inclusão Eleitoral

No objetivo de incentivar a inclusão e facilitar o voto de pessoas com deficiência auditiva, todas as urnas eletrônicas de votação contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Além disso, em todas as 577.125 urnas eletrônicas apresentarão um vídeo feito por uma intérprete de Libras indicando aos eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Senador, Governador e Presidente.

Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 no centro dos teclados da urna eletrônica, também são disponibilizados, nas seções eleitorais, fones de ouvido para que eleitoras e eleitores cegos/cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Facebook
Veja também