Pessoa com deficiência pode pedir a transferência da seção eleitoral
De acordo com a Justiça Eleitoral, as seções especiais tratam-se de espaços adaptados para oferecer fácil acesso . O prazo para fazer esta alteração vai até dia 18 de agosto em todo o país.
Nessa segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral iniciou exibição, em emissoras de rádio e televisão, de campanha voltada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida onde informa a possibilidade de troca para seção eleitoral com acessibilidade. O prazo para fazer esta alteração vai até dia 18 de agosto em todo o país.
De acordo com a Justiça Eleitoral, as seções especiais tratam-se de espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. Para solicitar, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral com documento oficial com foto.
Inclusão Eleitoral
No objetivo de incentivar a inclusão e facilitar o voto de pessoas com deficiência auditiva, todas as urnas eletrônicas de votação contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).
Além disso, em todas as 577.125 urnas eletrônicas apresentarão um vídeo feito por uma intérprete de Libras indicando aos eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Senador, Governador e Presidente.
Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 no centro dos teclados da urna eletrônica, também são disponibilizados, nas seções eleitorais, fones de ouvido para que eleitoras e eleitores cegos/cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Justiça Eleitoral
-
Mega-Sena acumula e pagará R$ 27 milhões neste sábado
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso realizado na última quarta-feira (10), e o prêmio foi acumulado. -
Empresas poderão renegociar com desconto dívidas com a Receita Federal
Nessa sexta-feira (12) a Receita Federal publicou portaria referente aos créditos ofertados a empresas com grandes dívidas. -
Forças Armadas vão reforçar segurança das eleições 2022
De acordo com o Governo Federal, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que permite a atuação dos oficiais nos dias 2 e 30 de outubro. -
-
Jair Bolsonaro regulamenta empréstimos consignados no Auxílio Brasil
Segundo texto do Diário Oficial da União, as normas complementares ainda serão editadas para verificar a retenção dos valores autorizados pelo beneficiário. -
Início da Copa do Mundo é antecipado para o dia 20 de novembro
De acordo com a Fifa, a partida de abertura foi adiantada após decisão unânime do Conselho da Federação.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir