Piauí

Aluna com deficiência visual é aprovada para Direito na UFPI

Jovens do interior e da capital superaram o momento de pandemia e comemoram as boas colocações em cursos concorridos.
16/04/2021 15h08 - atualizado

Na manhã desta sexta-feira (16), alunos da rede estadual do Piauí que se destacaram no Sisu com aprovação em Medicina e Direito comemoraram a tão sonhada vaga em um curso superior.

Os alunos contam que graças a escola pública puderam conquistar uma vaga na universidade, e que apesar desse momento de pandemia podem comemora as boas colocações em cursos muito concorridos.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíMaria GabrielaMaria Gabriela

Maria Gabriela, de 18 anos, egressa do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera, no Município de Pimenteiras, teve nota 940 na redação do Enem, o que lhe garantiu o 1º lugar na cota de candidatos com deficiência para a tão sonhada vaga no Curso de Direito UFPI.

“Eu sou a primeira pessoa da família a conseguir entrar no Curso de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi graças à escola pública da zona rural que eu pude realizar essa conquista, porque se não houvesse escola, aqui o caminho seria muito mais difícil”, ressaltou.

A estudante que mora no Povoado Baixio, a 37 km de Pimenteiras, distante 260 km de Teresina, tem deficiência visual, e destaca que a educação é um meio de inclusão e afirma que agora é enfrentar os novos desafios que virão com muita alegria e determinação.

 “Eu e minha família estamos muito contentes com essa conquista. Desde que recebi a nota do Enem eu estava muito ansiosa com o resultado do Sisu”, completou a estudante.

Além de Gabriela, a boa notícia da aprovação veio para os estudantes Luiza Carla Brito Rodrigues, do Ceti João Henrique (bairro Morada Nova – Teresina), e para o Ícaro Emanoel, do Ceti Desembargador Pedro Sá (Oeiras), no Curso de Medicina.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíÍcaro Emanoel e Luiza Carla Brito RodriguesÍcaro Emanoel e Luiza Carla Brito Rodrigues

A preparação dos estudantes foi rodeada de muito planejamento e foco, com o auxílio de ferramentas, ações e aulas on-line ofertadas pelas escolas, Gerências Regionais e Seduc, os estudantes conseguiram superar todos os desafios impostos pela pandemia para alcançar a conquista.

A conquista é o resultado do esforço dos alunos, somado às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para ofertar ensino de qualidade aos estudantes.

Outros estudantes que tiveram bons resultados:

- Ester Vasconcelos – Medicina na UFPI (Teresina) – Tanque do Piauí
- Jarnele Maria de Carvalho –  Medicina UFPI (Parnaíba) – Joaquim Pires
- Bruno Passo –  Medicina na UFPI (Teresina) – Ceti Augustinho Brandão
- João Henrique  – 2 lugar Medicina UFPI – Ceti Rocha Neto

Mais na Web