Coronavírus no Piauí

Covid-19: Guarda Municipal fecha 214 estabelecimentos em Teresina

Na próxima segunda-feira (23), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade.
22/03/2020 07h24 - atualizado

Como forma de garantir o cumprimento do decreto que estabelece medidas de prevenção contra o novo Coronavírus em Teresina, a Guarda Civil Municipal (GCM) fechou 214 estabelecimentos que estavam abertos irregularmente nesse sábado (21).

Segundo a Prefeitura de Teresina foi disponibilizou o número 153 e (86) 3215-9317 para recebimento de denúncias por parte da população.

  • Foto: Divulgação/PMTFiscalização nos estabelecimentos de TeresinaFiscalização nos estabelecimentos de Teresina

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, explica que a GCM faz parte do grupo de serviços essenciais de segurança à população e que as equipes estão atuando junto com a Polícia Militar do Piauí, fazendo o patrulhamento ostensivo para orientar à população sobre a necessidade de isolamento como forma de evitar a proliferação do vírus.

“O plantão vai continuar por todos esses dias, para que as pessoas compreendam a necessidade de cumprimento do decreto municipal. Nós disponibilizamos dois telefones para que o cidadão possa denunciar qualquer estabelecimento que estiver aberto irregularmente e descumprindo a decisão. A Guarda Municipal vai colaborar com a vistoria e buscar uma forma de impedir a propagação do vírus na cidade”, disse o secretário.

De acordo com o secretário, a GCM vem adotando uma série de medidas para garantir a proteção não só do cidadão, como de seus agentes.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) informou que disponibilizou várias garrafas de álcool gel, luvas e máscaras para que sejam usadas durante o patrulhamento ostensivo.

“Cada guarda recebe, no início do seu plantão, um vidro cheio de álcool gel, duas máscaras e luvas para garantir a sua segurança durante o patrulhamento ostensivo. Além disso, nós liberamos as guardas que estão grávidas por estarem no grupo de risco e explicamos a necessidade de distanciamento físico um do outro para evitar qualquer possibilidade de contagio da doença”, explicou Lorena Silva, agente do comando da Guarda Civil Municipal.

Na próxima segunda-feira (23), a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização no centro comercial da cidade, para garantir o cumprimento do decreto que foi assinado nesse sábado (21) pelo prefeito Firmino Filho.

Mais na Web