Na manhã desta segunda-feira (22), o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, afirmou que o Piauí deve receber as primeiras doses imunizantes da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 21 de janeiro.
De acordo com o secretário, na tarde dessa segunda-feira (21), foi realizada uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde ficou definido que o Piauí irá receber 196.439 mil doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz.
O secretário explica que nessa primeira fase de vacinação serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente de combate à doença, e pessoas acima dos 75 anos. Florentino Neto ressalta que a expectativa é que a vacinação tenha início três dias após as doses chegarem ao estado.
Ainda segundo o secretário de Estado da Saúde, o Brasil fez um acordo para que a farmacêutica transfira a tecnologia para as vacinas serem envasada pela Fiocruz, e ressalta que para a segunda fase da vacinação a AstraZeneca irá enviar o princípio ativo da vacina para a Fiocruz e fará produção das doses.