Viagora

Empresários alemães demonstram interesse em investir no Nordeste

O objetivo é trazer investimentos de empresas alemãs por meio de Parcerias Público-Privadas para os estados da região.

Nesta sexta-feira (22), os governadores que integram o Consócio Nordeste participaram de uma reunião no Ministério da Economia da Alemanha. O governador Wellington Dias também esteve presente na reunião. O objetivo é trazer investimentos de empresas alemãs para o Nordeste.

O embaixador do Brasil na Alemanha, S.E Jaguaribe, destacou o potencial do Brasil e do Nordeste para receber os investimentos das empresas alemãs. A maioria das empresas que participaram da reunião destacaram o interesse em parcerias na área de transportes urbanos, com a possibilidade de investimentos em ferrovias.

  • Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGovernador Wellington Dias participa de reunião do Consócio Nordeste na AlemanhaGovernador Wellington Dias participa de reunião do Consócio Nordeste na Alemanha

Os investimentos no Brasil podem ser feitos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em áreas como saneamento básico e transporte urbano. O Nordeste soma R$ 27 bilhões de investimentos em editais abertos com contratos para 30 anos.

As empresas alemãs questionaram os governadores sobre a estrutura de distribuição de energia e sobre os aspectos da economia circular. Nesse ponto, o governador Wellington Dias destacou a importância de fechar acordos na área de gestão dos recursos sólidos e reuso de água, e projetos que prezem pela conservação ambiental.

  “Aqui na Alemanha, já temos parceria com o KfW Bankengruppe, uma agência que financiou o nosso programa de saneamento rural, e agora abrimos a possibilidade de uma parceria com o Piauí, dentro do Consórcio Nordeste, com o apoio do governo brasileiro, voltada para a área do saneamento rural e de pequenos municípios. O objetivo é evoluir na área ambiental e também na geração de renda, especialmente para as pessoas do campo e de periferia das cidades. Uma agenda no Brasil já foi apontada para trabalhar os projetos concretos de investimentos na nossa região e saio bastante animado com as perspectivas”, disse o governador.

De acordo com o presidente do Consócio Nordeste, governador Rui Costa, da Bahia, o Nordeste é uma região com grandes desafios, mas que se transformam em oportunidades de investimentos e assim atrair as empresas alemãs. Em janeiro de 2020 o consócio fará um workshop sobre os novos leilões para PPPs e Concessões para transporte urbano.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Wellington Dias

Facebook
Veja também