Viagora

Inscrições para o Projovem encerram na quarta-feira (28)

O programa é voltado para jovens de 18 a 29 que não terminaram o ensino fundamental.

O prazo para inscrição no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é voltada para jovens entre 18 e 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental e obter um certificado profissionalizante.

Segundo a Agência Brasil, o programa oferta 54 mil vagas no total, sendo 43 mil destinadas 43 mil são destinadas à modalidade Urbano e 11 mil para a modalidade Campo. Na primeira, as vagas serão distribuídas em 13 Estados e 25 municípios, dentre os quais dez capitais (Manaus, Maceió, Fortaleza, Belém, Recife, Rio de Janeiro, Rio Branco e Natal, São Luís e Curitiba). 

O Projovem foi criado em 2003 e é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. Os cursos oferecidos têm duração de 18 meses na modalidade Urbano e 24 meses na modalidade Campo.

O coordenador-geral de Política Educacional para a Juventude do MEC, Bruno Alves de Jesus, diz que objetivo do curso é beneficiar jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental.

O Programa também possui cursos de iniciação profissional em diversas áreas, como administração, alimentação, arte e cultura, construção e reparos, agro-extrativismo, produção rural familiar, transporte, turismo, vestuário, esporte e lazer, gestão pública, entre outros; além de oferecer sala de acolhimento para filhos dos estudantes de até 8 anos ficarem durante o horário das aulas dos pais.

CONFIRA A LISTA DE ESTADOS E MUNICÍPIOS COM VAGAS PARA O PROJOVEM.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Educação - MEC

Facebook
Veja também