Viagora

“Me sinto super-herói”, diz técnico de enfermagem que atua na pandemia

De acordo com a prefeitura de Teresina, 2.594 profissionais dessa categoria estão atuando na pandemia do coronavírus na capital.

Nesta quarta-feira (20), é comemorado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, e na rede municipal de Teresina, 2.594 profissionais dessa categoria estão atuando na pandemia do coronavírus, entre eles, Marcos Stefanni, que afirma se sentir um “super-herói quando visto o uniforme do SAMU”.

O técnico de enfermagem Marcos Stefanni, de 36 anos, comenta que atua na profissão há mais de nove anos e que se sente realizado por trabalhar na área da Saúde.

“Agradeço a Deus por cumprir essa missão de ajudar pessoas e levar alento para quem precisa. Peço a Ele que proteja nossa família, amigos e colegas de trabalho que também estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus”, comenta Marcos.

  • Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaTécnico de Enfermagem do Samu, Marcos StefanniTécnico de Enfermagem do Samu, Marcos Stefanni

O técnico de enfermagem, que é pai de duas crianças, relata que o temor da categoria é de se contaminar ou contaminar familiares, já que estão na linha de frente de combate à doença.

“Nós deixamos nossa família em casa para cuidar de pessoas desconhecidas que, às vezes, nunca mais veremos. Tudo isso nos traz aprendizados. Embora fique com medo, tenho orgulho por atuar na profissão e tenho redobrado os cuidados de prevenção no trabalho e em casa”, relata o técnico de enfermagem.

Segundo a diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jesus Mousinho, os auxiliares e técnicos de enfermagem da prefeitura de Teresina atuam no SAMU, hospitais, UPAs, maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Eles são responsáveis por realizar procedimentos que envolvem cuidados com pacientes vítimas de Covid-19 ou com outros problemas de saúde, auxiliando o trabalho de enfermeiros e médicos”, afirma a diretora.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Manoel de Moura Neto, parabeniza os profissionais pela dedicação em prol da vida, e lamenta a morte da e técnica de enfermagem do HUT, Solange Moutinho, vítima da Covid-19.

“Trabalhar como auxiliar ou técnico de enfermagem é estar sempre pronto para cuidar de vidas. É uma missão nobre. A FMS reconhece a importância da categoria e enaltece a sua atuação na rede municipal. Nós sentimos muito pela perda e nos solidarizamos com a família enlutada. Solange era uma funcionária exemplar, querida pelos colegas e que estava afastada das suas atividades laborais por fazer parte do grupo de risco”, finaliza o presidente da FMS.

Facebook
Veja também