Saúde

Piauí já registrou 275 casos de câncer de mama em 2021, diz Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou ação, através da Coordenação de Saúde da Mulher, para a abertura da campanha do Outubro Rosa.
05/10/2021 11h49

Nessa segunda-feira (04) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou ação, através da Coordenação de Saúde da Mulher, para a abertura da campanha do Outubro Rosa.

De acordo com a Sesapi, a campanha busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância de manter os cuidados com a saúde, da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.

  • Foto: Divulgação/SesapiCampanha contra o câncerCampanha contra o câncer


A ação foi realizada no pátio da Sesapi e contou com a equipe da coordenação de saúde da mulher conversando com as servidoras da casa, além de banners informativos sobre o tema. A coordenadora de saúde da mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé, destaca a importância de se manter esses cuidados e a atenção com a saúde da mulher.

“Prioritariamente o rastreamento do câncer de mama deve ser feito pelas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Fora desse grupo alteração nos exames clínicos e indicação de médicos devem ser respeitadas para que possa ser feito um diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde e um acompanhamento médico mais resolutivo. Em 2021 já foram registrados 275 novos casos de câncer de mama no Piauí, destes 70% foram diagnósticos em um estagio 2 ou 3, quando o ideal é um diagnóstico mais precoce”, explicou a coordenadora.

Ela reforça ainda que o mês de outubro chama a atenção para a pauta, mas que os cuidados precisam ser mantidos por todo o ano. “As pessoas precisam entender que o mês de outubro reforça esses chamados de atenção para as mulheres, mas que elas precisam manter os cuidados e a atenção com a sua saúde a todo o momento, ter um acompanhamento medico regular é essencial para uma qualidade de vida melhor, além de aumentar as chances de diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde, o que melhora os resultados do tratamento”, explica a coordenadora.

O Piauí conta com 57 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Em 2021 o estado já registrou a realização de 22.064 mamografias de rastreamento e diagnóstico.

O outubro rosa chama a atenção para o autoconhecimento da mulher, caso do toque ou visual a mulher perceba alguma alteração em sua mama ou corpo, é necessário a procura por um acompanhamento médico. Manchas avermelhadas; presença de liquido no mamilo, mamilo retraído, presença de nódulos na mama, axila ou pescoço são algumas das alterações que devem ser levadas até o profissional de saúde por serem sinais de risco.
 

Mais na Web