Viagora

Regina Sousa antecipa renúncia ao Senado; Zé Santana a substitui

A parlamentar piauiense foi eleita vice-governadora do estado nas eleições de outubro.

Eleita vice-governadora do Piauí, senadora Regina Sousa (PT) antecipou sua renúncia ao Senado Federal. Ela anunciou nesta quinta-feira (6), por meio de um memorando endereçado ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, que decidiu antecipar a renúncia ao cargo. Ela deixará o Senado no dia 14 de dezembro.

  • Foto: Facebook/Regina SousaRegina Sousa.Regina Sousa.

Regina foi eleita vice-governadora na chapa encabeçada pelo governador Wellington Dias (PT) nas eleições de outubro e tomará posse no novo cargo no dia 1º de janeiro. Eleita primeira suplente de Wellington Dias em 2010, ela assumiu a vaga no Senado em 2015, depois que Dias tomou posse como governador do estado.

Segundo a Agência Senado, a vaga da parlamentar será assumida pelo deputado estadual José Santana (MDB). O parlamentar é o segundo suplente da coligação de Wellington e ficará no cargo até o fim de janeiro.

História

Nascida na cidade de União em uma família de 14 irmãos, Maria Regina Sousa, 68 anos, é a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, já falecido, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda, Regina já foi quebradeira de coco.

É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente nacional, e militante sindical desde 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela Universidade Federal do Piauí. Em plena ditadura militar, deu início ao seu processo de consciência política, atuando nos movimentos sociais.

Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983, quando mergulhou na atividade sindical, onde conheceu seu grande parceiro político, Wellington Dias. Ela presidiu o Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí por seis vezes. Também já foi secretária de Administração do governo estadual.

Facebook
Veja também