Viagora

Sintetro vai parar os trabalhos em caso de novo atraso salarial

O objetivo do sindicato é promover paralisações de forma automática para evitar problemas jurídicos e alertar a população e a Strans com antecedência.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) realiza hoje (29), uma assembleia extraordinária, para discutir a possibilidades de, em caso de atraso no pagamento do salário, a paralisação de motoristas e cobradores no dia consecutivo. A primeira convocação foi feita às 8h e a segunda às 9h. Pela tarde, serão realizadas duas convocações, uma às 16h e a outra às 17h. A assembleia ocorre na sede da entidade.

De acordo com o presidente do Sintetro, Fernando Feijão, a intensão do sindicato é paralisar os trabalhos de forma automática as atividades no setor, caso o pagamento dos trabalhadores não seja efetuado nos dias 5 ou 20 de cada mês.

  • Foto: Reprodução/FacebookO presidente do Sintetro, Fernando Feijão.O presidente do Sintetro, Fernando Feijão.

“Nós convocamos a categoria para uma assembleia, onde a gente debateu para deixar tudo feito, tudo legalizado, que caso não haja pagamento no dia 05, a gente já possa para no dia 06, parar as atividades, informando as autoridades, Minsitério do trabalho a Delegacia do trabalho, a Strans, que os trabalhadores estarão com suas atividades cessadas até que se realize o pagamento”, pontua Fernando Feijão.

O salário da categoria é pago quinzenalmente, mas os atrasos ocorrem há um ano. Por isso Fernando Feijão acredita que a assembleia pode ajudar para prevenir os atrasos, além de evitar problemas jurídicos.

“Nós sempre fizemos [a paralisação] de uma maneira onde não realizamos uma assembleia, Não informamos com antecedência. Com a assembleia feita, a gente já informa isso. Em caso de atraso, a assembleia já autoriza o trabalhador a cessar as atividades. A fazer a coisa da forma como ela deve ser feita. Informando todo mundo, até para prefeitura cadastrar veículos alternativos para tender a população”, explica o sindicalista.

Na última paralisação ocorrida em 21 de junho os motoristas haviam recebido o dinheiro no mesmo dia do acordo realizado entre o Governo municipal e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), para quitar dívidas do Executivo Municipal junto à entidade, referentes ao pagamento de subsídios.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Sintetro

Facebook
Veja também