Viagora

Vacina anti-Covid de Oxford será testada no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina deve ser aplicada em 2 mil pessoas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nessa terça-feira (02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a testagem de uma vacina contra a Covid-19, que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, em 2 mil brasileiros.

A medida foi anunciada em uma edição extra do Diário Oficial da União, e a vacina, que está na terceira fase de testes clínicos, deve ser testada em 10 mil em todo o mundo, e no Brasil, será aplicada em 2 mil pessoas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, as regiões mais afetadas do país, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Anvisa, para que qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos seja realizada, os laboratórios precisam de autorização dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

"Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o seu perfil de segurança foi aceitável", explicou a Anisa em nota.

Facebook
Veja também