Viagora

Wellington decreta emergência em munícipios atingidos pela chuva

Conforme o governo do Piauí, a situação de emergência foi decretada devido as cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto.

Na tarde dessa segunda-feira (27), o governo do Piauí decretou situação de emergência nos 12 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto.

O decreto, publicado no Diário Oficial da União, contempla as cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.

Com validade de 90 dias, o decreto autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos estaduais articulados sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

“Enviamos duas equipes compostas por sete bombeiros de Floriano e Teresina, além de dois veículos com lanchas e equipamentos para salvamento e resgate com o intuito de reforçar essa operação que temos executado em parceria com as prefeituras de cada município que sofre com os efeitos dos temporais”, explica Wellington Dias.

O Governo do Estado também atua em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Exército Brasileiro e Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM).

“Fizemos contato com o Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e com o DNIT para que tenhamos condições de deslocamento de uma ponte móvel para tirar do isolamento veículos de carga e automóveis que estão na pista. Enquanto isso, engenheiros do DER avaliam medidas definitivas para retomar a trafegabilidade na PI-247”, disse o governador.

Facebook
Veja também