Viagora

Wellington destaca potencial da geração de energia do Nordeste

O governador esteve em SP participando de um evento e palestrou sobre o desenvolvimento da região Nordeste.

Nessa terça-feira (20), o governador Wellington Dias esteve em São Paulo participando do evento Diálogos Capitais e destacou o potencial do Nordeste na geração e distribuição de energia. A ocasião foi promovida pela revista CartaCapital e teve como um dos objetivos debater o novo Consórcio Nordeste.

O Consórcio Nordeste é uma iniciativa de nove estados da região que estabelecem uma cooperação política, econômica e social visando alavancar o crescimento do Nordeste. Além de Wellington Dias, o evento também contou com a presença dos governadores Camilo Santana (CE), Fátima Bezerra (RN) e Flávio Dino (MA), o gestor piauiense explica que o projeto de integração entre governadores da região resulta em um conjunto de oportunidades. “O Consórcio Nordeste permite integrar esforços, ou seja, garantir que, nesse mapa de oportunidades que temos no Nordeste, não trabalhemos isoladamente nem um contra o outro, mas somando e multiplicando. São nove estados, o que equivale a mais de 150 países, tanto em população como no Produto Interno Bruto. Há um conjunto de oportunidades e agora vamos trabalhar juntos pensando tanto no mercado interno, como também na relação com o mundo”, afirma.

Dias, em sua palestra no evento, destacou a eficiência do setor de geração e distribuição de energia do Nordeste. “Essa região do Brasil tem condição de gerar 80% da energia necessária até 2030. Além das energias renováveis, há diversas oportunidades em áreas como infraestrutura, energia eólica, solar, mineração, produção de alimentos e turismo. Ele afirmou ainda que os governadores da região estão trabalhando em uma um conjunto de matérias importantes que dependem agora da aprovação na Câmara.  “Vamos trabalhar para que, até o final do ano, tenhamos uma posição do Congresso Nacional sobre pautas como a regulamentação da fronteira de gás e petróleo no Brasil”, conclui o chefe do executivo piauiense.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também