Viagora

Wellington Dias critica regras do BPC na Reforma da Previdência

O governador disse que os idosos e as pessoas com deficiência serão prejudicados.

O governador Wellington Dias (PT) criticou a forma como a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal trata o Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualmente concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, com 65 anos ou mais. O gestor participou de reunião realizada ontem (20), em Brasília.

  • Foto: CCOMWellington propõe mudanças na reforma da previdência.Wellington propõe mudanças na Reforma da Previdência.

A proposta levada ao Congresso Nacional determina que esse público deve aguardar até os 70 anos para receber o benefício integralmente. Um valor menor, de R$ 400, poderá ser pago a partir dos 60 anos.

A proposta da Reforma foi apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o III Encontro dos Governadores do Brasil, na capital federal. Para o governador, há alguns pontos que podem prejudicar a parcela mais pobre da população. Wellington Dias disse que já viu “muita tentativa de reforma ser estragada em razão de alguma coisa que coloque a carga para a parte mais pobre”.

“Quando se coloca um aumento da idade para 70 anos e redução no valor do benefício para um grupo que já é necessitado socialmente, isso é muito explosivo. Na verdade, é colocar nas costas dos mais pobres o peso do sacrifício, de forma acima de outro setor que tem salário. É uma coisa que pode estragar as negociações. Por isso, comecei pedindo para retirar isso da reforma”, explicou. 

Facebook
Veja também