Viagora

Wellington Dias é um dos três senadores candidatos às eleições deste ano sob investigação no STF

Segundo o advogado Alexandre Nogueira, Wellington Dias tem o nome citado em dois inquéritos e para todos eles já existe uma nota de resposta.

O site Congresso em Foco destacou Wellington Dias (PT) como um dos senadores que concorre às eleições deste ano que está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF).
Imagem: ReproduçãoSen. Wellington Dias.(Imagem:Reprodução)Sen. Wellington Dias.

Atualmente, 92 congressistas vão disputas as eleições neste ano. Deles, 36 são alvos de investigação na mais alta corte do país, onde tramitam as acusações criminais envolvendo congressistas e outras autoridades federais. No total, são três senadores e 32 deputados federais com alguma pendência judicial que postulam os cargos de prefeito e há ainda um deputado investigado concorrendo a vice-prefeito.

Os parlamentares candidatos alvos de ação penal ou inquérito são membros de 12 partidos. O PMDB é o partido com mais candidatos parlamentares enrolados com a Justiça, com nove representantes, todos deputados. Em seguida, aparece o PT, com seis integrantes, dos quais um senador, Wellington Dias (PI).

O PSDB é o terceiro partido em candidatos investigados, com quatro correligionários, um deles o senador Cícero Lucena (PB). Já o PDT e o DEM têm três membros cada nessa situação. PCdoB, PTB, PR e PSC têm dois representantes cada no rol de investigados. PSB, PPS e PRP têm um candidato sob investigação no STF.

Defesa de Wellington Dias

Segundo o advogado Alexandre Nogueira, Wellington Dias tem o nome citado em dois inquéritos e para todos eles já existe uma nota de resposta. Alexandre afirma que o senador não está respondendo a nenhuma investigação por desvio de recursos.

No primeiro inquérito, sobre a tragédia na Barragem de Algodões, o promotor colocou toda a equipe de governo, como engenheiros e técnicos, sob investigação. Não foi apenas Wellington Dias, que era governador na época.

Alexandre Nogueira explica que sobre o segundo inquérito, que envolve o caso das ambulâncias e do metrô, o nome de Welington foi citado, mas o Ministério Público aceitou o pedido de retirada do nome do senador do inquérito.

O empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, suposto líder da quadrilha intitulada como ‘Sanguessugas’, disse em depoimento à Justiça Federal de Mato Grosso que teria negociado a venda de ambulâncias com o governo do Piauí quando Wellington Dias (PT) era governador do estado, mediante pagamento de propina ao petista José Airton Cirilo, ex-diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que teria recebido o dinheiro da suposta negociação no Piauí.

O advogado diz ainda que já foi emitido um ofício, por parte de Wellington Dias, pedindo celeridade no processo de arquivamentos dos inquéritos.


Confira os três senadores que concorrem e possuem problemas na justiça:

Cícero Lucena (PSDB-PB) – João Pessoa – dois inquéritos

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – Manaus – um inquérito

Wellington Dias (PT-PI) – Teresina – dois inquéritos
Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também