Viagora

Wellington Dias prorroga decreto de quarentena até dia 30 de abril

A decisão de estender o prazo do decreto foi anunciada pelo governador após reunião com o Comitê de Organização de Emergência (COE).

Na tarde desta segunda-feira (30), o governador Wellington Dias comunicou que a medida de isolamento social e fechamento das atividades comerciais e escolares, previstas no decreto assinado para conter o avanço da Covid-19 no Piauí, deve se estender até o dia 30 de abril.

A decisão de estender o prazo do decreto foi anunciada após reunião com o Comitê de Organização de Emergência (COE). De acordo com o governador, novas medidas foram tomadas quanto a entrada de pessoas no estado, e que haverá fiscalização.

“Quem entrar através de pontes, estradas estaduais, estradas vicinais, a partir das medidas anteriores e agora ampliadas. Não são só ônibus e vans e vão para quarentena. Pessoas que venham de carros, cavalos, jumentos, vão ter que entrar na quarentena. Temos que garantir que a pessoa ao entrar fique no isolamento social por sete dias. Se está de passagem tem toda a proteção como máscaras”, afirmou o governador.

No período em que escolas e faculdades anunciaram a suspensão das aulas, ficou previsto que as atividades iriam retornar no dia 1º de abril, mas segundo Wellington Dais, a medida de prorrogar o isolamento até o dia 30 de abril também vale para as instituições de ensino, que podem continuar os conteúdos pela internet.

“As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. O decreto prevê um corte para 30 de abril, mas somente quando encerrar essa fase de risco, É possível a aula não presencial. É possível que a rede, seja ela do município, estado ou privada, que possa trabalhar no ensino à distância”, disse Wellington.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraGovernador Wellington Dias.Governador Wellington Dias.

Sobre o comércio, o governador afirmou que os serviços considerados essenciais devem continuar, mas estes precisam seguir as orientações de segurança e higiene.

“Todos os serviços que são essenciais para este momento também estão mantidos. Serviços de saúde, segurança, farmácias, postos de combustíveis, bancos. Nessas áreas o decreto determina as medidas protetivas. As pessoas que trabalham irão ter que usar máscaras, e ter cuidados com higiene. Será fiscalizado pelo estado, município e pela área federal. Continua a área de produção agrícola, animal e indústria para não gerar desabastecimento”, disse o governador.

Em relação aos equipamentos de proteção individual, que seriam entregues pelo Governo Federal, Wellington disse que o estado não esperou e tomou iniciativa em providenciar os aparelhos.

“O Piauí tomou a iniciativa de não esperar o Governo Federal. O Governo Federal está entregando a conta gota. Isso não se trata de política. Todos nós governadores estamos cobrando e apelando para dar apoio ao ministro Mandetta, para que possa cumprir o que foi acordado 30 dias atrás em uma reunião”, comentou Wellington.

O governador pede ainda que prefeitos de cidade do Piauí ajudem na fiscalização dos municípios e pede para que a população fique em casa. “Faça sua parte. Fique em casa. Vamos vencer o coronavírus”, concluiu Wellington Dias.

Confira o decreto: 

Reunimos hoje o Comitê de Operações Emergenciais, o COE, para tratar do quadro atual do Piauí em relação ao Coronavírus....

Publicado por Wellington Dias em Segunda-feira, 30 de março de 2020
Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Wellington Dias

Facebook
Veja também