MP-PI cobra melhorias no Hospital Tibério Nunes em Floriano
A unidade de saúde foi tema de audiência pelos promotores de Justiça José Arimatéa Leão e Karla Daniela Carvalho no Ministério Público do Piauí.
Devido a superlotação, o financiamento e a regulação, dificuldades enfrentadas no Hospital Tibério Nunes (HTN), em Floriano, a unidade de saúde foi tema de audiência na semana passada pelos promotores de Justiça José Arimatéa Leão, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, e Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).
A reunião aconteceu em Teresina, na sede do Ministério Público do com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). O objetivo dos membros do MPPI é cobrar uma solução para as deficiências existentes na unidade de saúde.
- Foto: Divulgação/MP-PI
A audiência aconteceu na semana passada no MPPI
O titular da 1ª PJ de Floriano falou sobre a existência de um termo de ajustamento de conduta, desde o ano de 2014, para melhorar os serviços prestados pelo hospital. Em junho de 2018, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, durante audiência com os promotores de Justiça, declarou que estava sendo efetuada a execução de medidas para reduzir a quantidade de pacientes transferidos para o hospital Tibério Nunes. Entre as providências que estavam sendo tomadas, estão: a ampliação do centro cirúrgico de Uruçuí e ampliação do hospital de Picos.
Na mesma audiência, o superintendente de assistência à saúde do Piauí, Alderico Tavares, explicou que está sendo elaborado um projeto para o investimento de R$ 30 milhões de reais no HTN. Segundo o gestor, os serviços de UTI, Casa da Gestante, Neorocirurgia, Cirurgia Neo e Pediatria do “Tibério Nunes” ainda não foram habilitados. Em média, esse processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde demora dois anos, informou Alderico Tavares. Por último, o chefe da SUPAS declarou que o projeto de reforma do HTN já foi finalizado e encontra-se em fase de licitação.
A coordenadora do CAODS, Karla Daniela Carvalho, falou sobre a necessidade de Teresina rever o prazo para revalidação do quadro do paciente junto ao sistema de regulação de leitos, uma vez que deve observar as dificuldades dos demais municípios que pactuaram a assistência com Teresina. A capital piauiense é uma referência para diversas especialidades na área médica para diversos municípios de interior.
- Foto: Street View
Hospital Regional Tibério Nunes
Durante a audiência os promotores de Justiça e os representantes e as autoridades de saúde do estado e do município acertaram uma série de encaminhamentos.
Segundo o órgão ministerial, a Gerência do Complexo de Regulação do Piauí enviará à 1ª Promotoria de Justiça de Floriano as decisões acertadas na audiência que ocorrerá entre a FMS e o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) sobre as recusas de atendimentos desta unidade da saúde para a especialidade de neorocirurgia. Deve também elaborar e encaminhar um fluxo de regulação da neurocirurgia para os municípios de Floriano, Oeiras e Picos com o HUT.
Ainda de acordo com o Ministério Público, o promotor de Justiça José Arimatéa Dourado vai requisitar às Secretarias de Saúde (Sesapi) e da Fazenda (Sefaz) informações sobre o atraso no repasse do custeio do Hospital de Floriano, conclusão da obra da UPA, recurso para a reforma do HTN e recurso para a construção da estação de tratamento dos resíduos sólidos e líquidos.
Outro lado
O Viagora procurou o secretário de saúde sobre para falar acerca do caso. Através da asssessoria a Sesapi se pronunciou sobre o assunto. "Com relação aos repasses foi feito um pedido para eles sejam efetuados, porque teve a questão do sistema que abriu agora no mês de fevereiro e também houve a mudança no sistema na operação, houve o atraso, mas já foi regularizado. Esse repasse deve acontecer até esta terça-feira (19), a autorização já foi pedida”, informou a Sesapi.
Floriano
Piauí
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização.Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em TeresinaVendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como panelada, sarapatel, dentro outros.Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina.Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir