MP-PI cobra melhorias no Hospital Tibério Nunes em Floriano
A unidade de saúde foi tema de audiência pelos promotores de Justiça José Arimatéa Leão e Karla Daniela Carvalho no Ministério Público do Piauí.
Devido a superlotação, o financiamento e a regulação, dificuldades enfrentadas no Hospital Tibério Nunes (HTN), em Floriano, a unidade de saúde foi tema de audiência na semana passada pelos promotores de Justiça José Arimatéa Leão, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, e Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).
A reunião aconteceu em Teresina, na sede do Ministério Público do com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). O objetivo dos membros do MPPI é cobrar uma solução para as deficiências existentes na unidade de saúde.
- Foto: Divulgação/MP-PI
A audiência aconteceu na semana passada no MPPI
O titular da 1ª PJ de Floriano falou sobre a existência de um termo de ajustamento de conduta, desde o ano de 2014, para melhorar os serviços prestados pelo hospital. Em junho de 2018, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, durante audiência com os promotores de Justiça, declarou que estava sendo efetuada a execução de medidas para reduzir a quantidade de pacientes transferidos para o hospital Tibério Nunes. Entre as providências que estavam sendo tomadas, estão: a ampliação do centro cirúrgico de Uruçuí e ampliação do hospital de Picos.
Na mesma audiência, o superintendente de assistência à saúde do Piauí, Alderico Tavares, explicou que está sendo elaborado um projeto para o investimento de R$ 30 milhões de reais no HTN. Segundo o gestor, os serviços de UTI, Casa da Gestante, Neorocirurgia, Cirurgia Neo e Pediatria do “Tibério Nunes” ainda não foram habilitados. Em média, esse processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde demora dois anos, informou Alderico Tavares. Por último, o chefe da SUPAS declarou que o projeto de reforma do HTN já foi finalizado e encontra-se em fase de licitação.
A coordenadora do CAODS, Karla Daniela Carvalho, falou sobre a necessidade de Teresina rever o prazo para revalidação do quadro do paciente junto ao sistema de regulação de leitos, uma vez que deve observar as dificuldades dos demais municípios que pactuaram a assistência com Teresina. A capital piauiense é uma referência para diversas especialidades na área médica para diversos municípios de interior.
- Foto: Street View
Hospital Regional Tibério Nunes
Durante a audiência os promotores de Justiça e os representantes e as autoridades de saúde do estado e do município acertaram uma série de encaminhamentos.
Segundo o órgão ministerial, a Gerência do Complexo de Regulação do Piauí enviará à 1ª Promotoria de Justiça de Floriano as decisões acertadas na audiência que ocorrerá entre a FMS e o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) sobre as recusas de atendimentos desta unidade da saúde para a especialidade de neorocirurgia. Deve também elaborar e encaminhar um fluxo de regulação da neurocirurgia para os municípios de Floriano, Oeiras e Picos com o HUT.
Ainda de acordo com o Ministério Público, o promotor de Justiça José Arimatéa Dourado vai requisitar às Secretarias de Saúde (Sesapi) e da Fazenda (Sefaz) informações sobre o atraso no repasse do custeio do Hospital de Floriano, conclusão da obra da UPA, recurso para a reforma do HTN e recurso para a construção da estação de tratamento dos resíduos sólidos e líquidos.
Outro lado
O Viagora procurou o secretário de saúde sobre para falar acerca do caso. Através da asssessoria a Sesapi se pronunciou sobre o assunto. "Com relação aos repasses foi feito um pedido para eles sejam efetuados, porque teve a questão do sistema que abriu agora no mês de fevereiro e também houve a mudança no sistema na operação, houve o atraso, mas já foi regularizado. Esse repasse deve acontecer até esta terça-feira (19), a autorização já foi pedida”, informou a Sesapi.
Floriano
Piauí
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Pessoa Idosa no Piauí
O processo de doação pode ser feito direto na declaração por meio da opção “Doações Diretamente na Declaração”.Governo do Piauí decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Medida foi publicada no diário oficial e reconhece o legado espiritual e social do pontífice argentinoSAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produçãoSaiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade.2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir