Viagora

Barreiras sanitárias entre Teresina e Timon têm filas quilométricas

De acordo com a prefeitura de Teresina, para entrar na capital é necessário apresentar documentos de identificação pessoal e do veículo ou realizar cadastro no site.

A prefeitura de Teresina adotou medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, entre elas, a instalação de barreiras sanitárias fixas nas três pontes que ligam a cidade ao município de Timon, devido a grande quantidade de casos da doença no Maranhão.

O decreto que prevê medidas mais rígidas nas barreiras sanitárias foi assinado pelo prefeito Firmino Filho no dia 18 de maio e conta com a participação de equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Strans, Guarda Municipal e Polícia Militar. Com base na nova determinação, todas as pessoas que vierem de Timon para Teresina devem apresentar documentos de identificação pessoal, documento de habilitação do condutor e comprovante de endereço.

Segundo a enfermeira da FMS, Jordana Fonseca, durante a abordagem na barreira é feito um questionário aos motoristas e motocicletas, além de verificar a temperatura.

“A gente aplica um questionário com perguntas simples e rápidas. Pergunta de onde tá vindo, do município de origem, porque que saiu de casa, se tá sentindo alguma coisa, e a gente verifica a temperatura”, relata a enfermeira.

Caso durante a abordagem for constatado que alguma pessoa apresenta sintomas referentes à Covid-19, a enfermeira explica que se for um morador de Teresina, é orientado sobre onde procurar atendimento, mas caso seja residente de Timon, dependendo da situação, pode ser barrada a entrada na capital.  

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraBarreira Sanitaria entre Timon e TeresinaBarreira Sanitaria entre Timon e Teresina

“Se a pessoa for residente de Teresina a gente orienta, por exemplo, às vezes acontece do pessoal que tem contato com outras pessoas, a gente também faz as orientações para se isolar, para continuar a usar máscara também em casa, qual serviço ela deve procurar. Se a pessoa for de Timon tem que ver se ela está regulada pelo SUS, se for caso urgente, dependendo da situação, a gente ou manda pra cá ou tem que mandar voltar”, explica a enfermeira.

Com a instalação das barreiras, alguns congestionamentos tem se formado nas pontes principalmente nos horários de pico, como relata alguns motoristas. Francisco da Costa explica que tem dias que leva muito tempo para atravessar a ponte.

“É um pouco incômodo, mas é necessária”, comenta o motorista sobre a barreira. “Hoje tá mais ou menos, mas tem dias que passo 40 minutos pra atravessar a ponte”, completa.

Para as pessoas que precisam transitar entre as duas cidades com frequência, a prefeitura de Teresina disponibilizou um site no qual é possível solicitar o acesso. Ao fim do cadastro, é gerado um código QR Code que deve ser apresentado ao passar pela barreira. Segundo dados da prefeitura, mais de oito mil pessoas já soltaram permissão para transitar entre as duas cidades.  

Com base no decreto, os veículos flagrados trafegando em Teresina descumprindo o decreto, estarão sujeitos à multa no valor de R$ 195,23, por cada passageiro transportado.

Facebook
Veja também