Viagora

Prefeito de Dirceu Arcoverde decreta lockdown total no município

O decreto foi publicado pelo prefeito Carlão do Feijão nessa quarta-feira, 27 de maio, e começa a valer a partir de hoje (28) até o dia 7 de junho.

Nessa quarta-feira, 27 de maio, o prefeito da cidade de Dirceu Arcoverde, Carlos Gomes de Oliveira - conhecido como Carlão do Feijão, publicou um decreto anunciando o regime de lockdown total no município. O lockdown é a medida mais rígida de isolamento adotada para conter o avanço do novo coronavírus.

De acordo com o documento, o lockdown atuará como medida temporária de prevenção ao contágio e de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19, ficando proibido a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias e praças públicas dentro do município a partir desta quinta-feira, 28, até o dia 7 de junho.

A fiscalização do cumprimento do decreto será exercida mediante Força Tarefa de combate ao coronavírus, criada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar. 

Só poderão transitar pela cidade os trabalhadores da área da saúde de serviços de entrega por sistema delivery, que deverão comprovar suas atividades por meio da carteira de trabalho, funcional, crachá, contrato de trabalho ou qualquer outro documento para comprovar a necessidade de deslocamento.

A cidade possui 23 casos de Covid-19 no total, que foram confirmados em um período de apenas dez dias, e até o momento, não registrou ocorrência de óbito pela doença. Todos os cinco policiais militares do Grupamento da Polícia Militar (GPM)  da cidade testaram positivo para o novo coronavírus. Os PMs fizeram  teste  rápido aplicado pela Secretaria Municipal de Saúde após um cabo do grupamento apresentar sintomas da Covid-19 e testar positivo para a doença.

O decreto de lockdown total determina a suspensão de atividades dos seguintes estabelecimentos:

- Farmácias;

- Supermercados, mercados, feiras e outros;

- Distribuidores de gás;

- Lojas de vendas de água mineral;

- Padarias;

- Posto de combustível;

- Bares, restaurantes e outros;

- Oficinas mecânicas e borracharias;

- Bancos e lotéricas.

Facebook
Veja também