Viagora

Mulher questiona teste da Covid-19 realizado em Demerval Lobão

A secretaria de saúde do município informou que adota todos os devidos cuidados na testagem dos pacientes.

Uma mulher, moradora da cidade de Demerval Lobão, publicou um vídeo nas redes sociais onde afirma ter feito um teste da Covid-19 no município que deu positivo e que ao realizar um novo exame em uma clínica particular de Teresina o teste deu negativo, no entanto, os profissionais de saúde da cidade não aceitam o novo resultado.  

Por meio da gravação, Leidiana Abreu explica que fez um teste no dia 02 de julho em um posto de saúde da cidade e teria dado positivo. “Eu fiz esse exame dia 02 para tirar uma dúvida, não que estivesse sentindo alguma coisa. Para minha surpresa, eles me ligaram no mesmo dia, do posto lá de Saúde, do Centro de saúde Semusa, ligaram dizendo que meu exame tinha dado positivo”, explica.

Após o resultado do exame feito pela cidade de Demerval Lobão dar positivo, Leidiana explica que os agentes de saúde foram até a casa onde ela mora para dar início ao tratamento contra a Covid-19 com medicamentos como azitromicina, e pediram para que ela fizesse o isolamento social.

“Aí eu peguei e fui fazer esse exame para tirar isso da minha cabeça. Não aceitei quando eles me ligaram dia 02 dizendo que eu tava com o vírus, que eu era assintomática. Dia 03 vieram aqui em casa, me deram medicamento, azitromicina e ivermectina para um tratamento de cinco dias dizendo que eu tinha que tomar para poder me curar do vírus. Eu questionei, disse que não ia tomar. Fiz o isolamento de sete dias que eles me pediram depois disseram que eu tinha que ficar mais 15 dias e eu questionei, fui fazer o exame particular”, comenta.

Para comprovar o diagnóstico, Leidiana relata que fez um novo exame em uma clínica particular de Teresina, que teria dado negativo, constatando que ela também não seria assintomática. Leidiana comenta ainda que os profissionais de saúde teriam dito que ela só poderia sair do isolamento quando ela fizesse um outro exame disponibilizado pelo município.

“Fiz o exame na segunda-feira em uma clínica particular em Teresina, não foi pra minha surpresa o resultado, mas deu negativo. Eu não tenho Covid, contestei com eles [Semusa], dissera quem eu não posso sair, que eu tô sendo monitorada, não querem dar a minha liberdade de andar na cidade de novo porque dizem que eu só posso voltar ao normal quando eu fizer o exame deles porque tão alegando que esse meu exame não é válido [...] Eu entrei em contato diversas vezes com o pessoal da Saúde da cidade [de Demerval Lobão] eles alegam que não vão tirar o caso do meu bairro porque querem que faça um reteste e eu não vou fazer esse reteste porque eu paguei um exame particular para descartar a tese deles”, explica.

Outro lado

Procurada pelo Viagora, a secretária de Saúde de Demerval Lobão, Ivanara Brandão, explica que no sistema de monitoramento da cidade consta que Leidiana Abreu estaria com sintomas, e que teria tido contato com uma pessoa que testou positivo para a doença. A secretária ressalta ainda os cuidados que o município tem na testagem dos pacientes.

“A gente faz dois tipos de testes, o teste Cohab, chamado padrão, teste ouro, fazemos o teste rápido, que o IGG e IGM, fazemos o teste na alta [médica]. Somos o único município do Piauí todo que testa o paciente com 14 dias, acredito também que o único município que faz a visita diária monitorando os casos, entregando o kit medicamento, o kit EPI [..] Ela realmente fez o teste nosso, deu positivo. Ela fez um exame fora, o que pode ter acontecido no momento em que ela fez o outro exame, é que ela podia não estar mais com a carga viral e deu negativo. Quando ela fez o exame ela estava assintomática. Aqui no nosso monitoramento ela está com sintomas, que teve contato direto com positivo e que ela teria que fazer o teste. A gente está tomando todas as providências”, explica a secretária de Saúde.

Doença em  Demerval Lobão

De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no Painel Epidemiológico Covid-19, consta que na cidade de Demerval Lobão Já foram registrados 594 casos confirmados e duas mortes provocadas pela Covid-19. Ao todo, o Piauí possui 36.542 casos e 1.043 mortes devido à doença.

Facebook
Veja também