Viagora

Teresina inicia segunda etapa da reabertura das atividades

O prefeito Firmino Filho ressalta que é importante que a população siga todas as recomendações estabelecidas para que a cidade não sofra com uma segunda onda da doença.

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Teresina deu início a segunda etapa da Fase 01 de reabertura das atividades econômicas na capital, e fica permitido o funcionamento de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru.

O prefeito Firmino Filho ressalta que é importante que a população siga todas as recomendações estabelecidas para que a cidade não sofra com uma segunda onda da doença impendido que o planejamento seja seguido e adiando a retomada de novos setores.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraAv. Homero Castelo BrancoAv. Homero Castelo Branco

“Estamos avançando na reabertura da cidade e precisamos ter consciência sobre o compromisso de cada um para que Teresina não sofra uma nova onda de contaminação pelo vírus. Portanto, todas as medidas de higiene e de proteção como uso de máscaras, ficar em casa sempre que possível e utilizar esses serviços apenas quando necessário, além de seguir as medidas de isolamento social, são estritamente necessárias para que possamos avançar e não retroceder nas fases de abertura da cidade”, disse o prefeito.

Dentre as medidas para funcionamento das concessionárias e venda de peças automotivas, está a redução de trabalhadores, carga horária reduzida, uso da máscara e testagem dos funcionários, além de outras regras presentes nos protocolos voltadas tanto para trabalhadores, como para os clientes.

Segundo o gestor, a retomada da economia na cidade é forma gradual e lenta, e que as medias estão sendo pensadas para não colocar vidas em risco.

 “A reabertura não significa dizer que a Prefeitura de Teresina está “liberando geral”. Estamos fazendo esse processo de forma planejada, lenta e gradual, e tudo está sendo estudado para que a vida das pessoas não seja colocada em risco. O vírus ainda existe, não temos vacina e as medidas de prevenção precisam ser respeitadas. Estamos voltando aos poucos as atividades e sabemos que precisaremos conviver ainda por muito tempo com o risco da doença. Desse modo, precisamos estar unidos nessa batalha pela vida”, relata o prefeito.

O agente da Vigilância Sanitária de Teresina, Jeanyne Seba, orienta alguns protocolos básicos de proteção a serem seguidos caso seja necessário utilizar alguns dos serviços que estão em funcionamento, como evitar cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico; evitar tocar a boca, nariz e rosto com as mãos; ficar em casa sempre que possível e utilizar os serviços online e delivery.

“Além disso, é importante planejar as atividades antes de sair de casa; sempre ficar a uma distância mínima de dois metros de qualquer pessoa dentro da empresa; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair de estabelecimentos, ao acessar balcões de atendimento e “caixas”; evitar conversar, manusear telefone; ao realizar as compras, reduzir o manuseio de produtos e realizar pagamentos de preferência por meios eletrônicos”, destaca a gerente da Vigilância Sanitária.

Facebook
Veja também