Viagora

Firmino pode pausar reabertura se número de mortes não diminuir

Segundo o prefeito, o pico das mortes na capital ocorreu na última semana de junho, porém, a 14ª Pesquisa de Investigação Sorológica apontou que o número voltou a aumentar.

Nesta quarta-feira, 22 de julho, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), apresentou os resultados da 14ª Pesquisa de Investigação Sorológica, realizada no período de 17 a 19 de julho na capital.

Segundo a pesquisa, os casos positivos da doença em Teresina são estimados em 201.768, número 17 vezes maior que os dados oficiais, onde 12.120 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19. A estimativa é 7% menor que a apresentada na pesquisa anterior, onde foi estimado que 217.163 pessoas já teriam sido infectadas pelo coronavírus, representando pouco mais de 23% da população total da capital piauiense.

  • Foto: Divulgação/PMTPrefeito Firmino FilhoO prefeito Firmino Filho apresentou os resultados da 14ª pesquisa de investigação sorológica.

Testagem e imunização

O prefeito destacou que, apesar da subnotificação ainda ser uma preocupação em Teresina, o número crescente de testes tem contribuído para que ela seja cada vez menor. Segundo Firmino, para cada caso confirmado, existem 16 não notificados.

“Ao longo do tempo esse fator de subnotificação tem caído. Indica que para cada um dos oficiais, temos 16 que não foram notificados. Esse dado ainda é grande. E o aumento da testagem contribui para a queda das subnotificações”, disse.

A pesquisa estimou ainda que 93.230 pessoas já possuem anticorpos para o coronavírus. “Eles criam uma barreira para a propagação da doença na cidade. Isso mostra que a doença tem cada vez menos espaços devido à imunidade”, declarou Firmino.

Aumento de óbitos

Firmino Filho afirmou que o número de óbitos provocados pelo coronavírus voltou a crescer, sendo que ocorreram 627 óbitos de residentes na cidade e 137 óbitos de não residentes em Teresina.

“O pico das mortes foi em 29 de junho. Depois teve queda e agora apresenta alta. Tínhamos duas semanas de queda e houve um aumento no número de óbitos. Não bate com os outros dados que temos como síndromes gripais, que teve queda. Precisamos esperar para saber se teve outro fator. Vamos esperar os outros dados. Se não houver regressão, a reabertura será revista”, declarou o gestor.

Taxa de transmissibilidade

A pesquisa apontou que houve queda na taxa de transmissibilidade do vírus na capital. O índice chamado R0 ficou em 0,66, em comparação com o índice de 1,14 registrado na última vacina. Os dados são referentes aos pacientes com a infecção ativa.

Ocupação de leitos de UTI

Firmino comentou ainda que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da capital continuam acima de 70%. O índice de ocupação pode pesar na decisão de manter ou pausar o processo de reabertura da economia na cidade. Na opinião do gestor, haverá maior segurança quando os leitos para pacientes com Covid-19 do hospital de campanha João Claudino forem abertos.

Facebook
Veja também