Viagora

Sindilojas anuncia medidas para retomada do comércio em Teresina

Com base no plano de retomada, na segunda-feira será permitido a reabertura de lojas dos setores de bens duráveis do Centro e de bairros da capital.

A partir da próxima segunda-feira (27) será iniciada a primeira etapa da fase 02 do processo de retomada econômica em Teresina, e para isso, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) elaborou um manual de reabertura com orientações baseadas nos órgãos oficiais de Saúde.

Segundo o plano de retomada, na segunda-feira será permitido a reabertura de lojas dos setores de bens duráveis do Centro e de bairros de Teresina. Já a partir do dia 03 de agosto, será permitido a reabertura de lojas do varejo de vestuário e calçados, assim como o funcionamento dos shoppings da capital.

De acordo com o Sindilojas, no manual disponibilizados aos lojistas há orientações e protocolos, assim como peças informativas para serem expostas nas vitrines, nos caixas e em ambientes de circulação dos clientes. Dentre as medidas que devem ser adotadas durante o período de trabalho está o uso obrigatório de máscaras de proteção, higienização regular das mãos e disponibilização álcool em gel 70% na entrada e no caixa para os clientes.

O presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos, afirma que os estabelecimentos estão preparados para receber os clientes com segurança, e ressalta que a colaboração de todos é de grande importância para as próximas fases de reabertura do comércio.

“Se todos os lojistas, colaboradores e a população tomarem consciência e seguirem as nossas recomendações, em breve teremos a eminência de um retorno completo das atividades comerciais. Estamos preparados para receber os clientes, todos os lojistas estão adaptados a esses novos formatos de atendimento e os colaboradores já foram treinados para atuarem de forma segura em seus postos de trabalho”, comenta o presidente.

Com base no decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho, os estabelecimentos que irão reabrir devem funcionar em turno único de seis horas por dia, e as empresas e estabelecimentos dos comércios varejistas, incluindo os do Shopping da Cidade, o horário de funcionamento será das 09h às 15h. Já o comercio varejista na zona Leste de Teresina e shoppings, poderão funcionar das 14h às 20h. Confira o decreto clicando aqui.

Outros cuidados importantes dentro dos estabelecimentos

- Sinalizar o chão com fita adesiva indicando o distanciamento mínimo;

- As portas dos estabelecimentos devem ficar abertas e o sistema de ar-condicionado deverá ficar desligado;

- Lojas com elevadores deverão funcionar com 1/3 da capacidade;

- Os provadores devem ser higienizados após a utilização;

- As roupas ao serem usadas devem passar por um processo de vaporização e somente após 24 horas deverão retornar para as vitrines;

- As máquinas de cartão deverão estar protegidas com plástico filme e higienizadas com álcool 70% antes e depois de serem utilizadas;

- Após a saída do cliente, o balcão e as superfícies da loja devem ser limpos com álcool;

Medidas que devem ser adotadas pelos colaboradores

- Os cabelos deverão estar presos, e se possível devem ser lavados todo os dias como medida de prevenção;

- Manter as unhas cortadas e sem esmaltes, com o objetivo de facilitar a higienização das mãos;

- Celulares de uso pessoal devem ficar guardados durante o expediente, uma vez que os smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus.

Facebook
Veja também