Viagora

Parque da Cidadania volta a funcionar com restrições em Teresina

De acordo com a prefeitura, o parque irá funcionar apenas na quinta e sexta-feira com acesso restrito e medidas de segurança e higiene estabelecidas pelas autoridades de saúde.

A Prefeitura de Teresina informou que o Parque da Cidadania, localizado no Centro da capital, foi reaberto nesta quinta-feira (30), e deve funcionar apenas durante dois dias da semana com acesso restrito.

De acordo com a prefeitura, devido às medidas de higiene e segurança contra a Covid-19, está proibido o uso das quadras esportivas, academia popular e playground, já que são estruturas usadas por mais de uma pessoa. Os quiosques de vendas de alimentos e similares também continuam fechados até que sejam liberadas as atividades de lanchonetes e restaurantes.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaParque da Cidadania volta a funcionar com restriçõesParque da Cidadania volta a funcionar com restrições

Segundo a prefeitura, o comércio na parte externa do local também segue vetado, e a Galeria de Arte Santeira e o Museu do Inconsciente também permanecem com as atividades suspensas por serem estruturas fechadas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Olavo Braz, explica que a decisão de reabrir o parque é devido a nova etapa de retomada da economia em Teresina que permite as atividades físicas ao ar livre, mas ressalta que todas as medias e recomendações serão seguidas.

“A decisão de abrir somente o Parque da Cidadania, nesse primeiro, é uma forma de precaução, justamente para observarmos como o público vai se comportar diante das normas estabelecidas por um protocolo elaborado especificamente para guiar a retomada das atividades físicas nesses espaços públicos. Além disso, estamos trabalhando em conformidade com os decretos municipais e orientações repassadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Teresina”, explicou o secretário.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaAcademia popular no Parque da CidadaniaAcademia popular no Parque da Cidadania

Conforme o coordenador de Parques Ambientais da Semam, Cláudio Roberto Morais, serão definidas as etapas seguintes de reabertura dos parques públicos. “Isso vai depender do resultado que obtivermos nesses primeiros dias. Se ocorrer como planejamos, podemos providenciar a retomada do funcionamento de outros parques ambientais de Teresina”, pontua.

A Prefeitura de Teresina informa ainda que a reabertura gradativa do Parque da Cidadania envolve normas de comportamento, higiene e segurança, para minimizar os riscos de contágio pelo Covid-19, dentre elas o do uso obrigatório de máscara para entrar e permanecer no espaço, respeito às demarcações feitas na área para garantir o distanciamento social e proibição de atividades em grupos. Para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo protocolo, agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina estão presentes na área do parque.

O Parque da Cidadania irá funcionar apenas nas quinta (30) e sexta-feira (31) , das 6h às 9h e das 16h às 19h.

Facebook
Veja também