Viagora

Pacientes com Covid-19 serão trazidos de Manaus para Teresina

No total, 30 pacientes diagnosticados com a doença serão trazidos da capital do Amazonas para Teresina, onde ficarão internados e receberão atendimento médico no Hospital Universitário.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que pacientes com Covid-19 de Manaus, capital do estado do Amazonas, serão trazidos para Teresina, onde ficarão internados e receberão atendimento médico no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus (AM) remanejando pacientes diagnosticados com o novo coronavírus para cidades brasileiras que têm suporte em saúde para recebê-los. Ao todo, 30 pacientes chegarão a Teresina às 13 horas no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em avião da Força Aérea Brasileira.

Na madrugada desta quinta-feira (14) o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes para Teresina.

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.

São 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas. “Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, disse Gilberto.

Crise de saúde no Amazonas

O estado do Amazonas passa por um momento crítico. Após ser um dos estados com os maiores números de casos confirmados e mortes por Covid-19 em 2020, o estado voltou a registrar números altos de internações no mês de janeiro de 2021, que em apenas 14 dias já superaram os números registrados no mês de abril de 2020, considerado o pior mês da pandemia no estado até então.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em entrevista recente que o caso do Amazonas é “prioridade nacional”. Recentemente, foi detectada uma nova variante do coronavírus no estado, encontrada em pacientes que desembarcaram no Japão e que passaram pelo Amazonas nas últimas semanas.

Facebook
Veja também