Viagora

Dia D de vacinação tem quase 12 mil doses aplicadas em Teresina

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram aplicados durante o dia D um total de 11.735 doses de vacina.

No primeiro dia D da vacinação contra a covid-19 realizado nesse último sábado (04), Teresina aplicou quase 12 mil doses de vacina em quatro terminais e 16 UBS das zonas Norte e Leste de Teresina. A ação segue no próximo sábado (11) nas zonas Sul e Sudeste da capital.

Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram aplicados durante o dia D um total de 11.735 doses de vacina. Deste total 8.681 foram do imunizante da Pfizer, 2.106 doses da Astrazeneca e 948 da Coronavac. A campanha contemplou todos os grupos de faixa etária que podem receber a dose em qualquer etapa da campanha.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinaçãoVacinação

Em analise sobre o balanço obtido no primeiro dia de campanha Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, considera os resultados um sucesso visto que o objetivo de intensificar a imunização em Teresina foi atingido.

“Queremos atingir um maior número de pessoas para chegarmos a 100% do público-alvo com pelo menos a primeira dose, por isso pedimos desde já que a população das zonas Sul e Sudeste também compareçam no próximo sábado”, convida o gestor.

Segundo o órgão, nesta semana o dia D de vacinação contra a covid-19 tem continuidade de segunda-feira à sexta, nos dias 06, 07, 09 e 10, no qual quatro pontos em formato drive thru vão contemplar os teresinenses que precisam receber a dose da vacina. A ação ocorre no Terminal Zoobotânico, Terminal Buenos Aires, Terminal Livramento e Terminal Parque Piauí.

A imunização é destinada ao público a partir de 12 anos que precisa receber a primeira dose, a população em geral que receberá a dose de reforço, após cinco meses de aplicação da última dose, exceto imunossuprimidos que podem tomar com 28 dias.

Além disso, poderão comparecer aos pontos de vacinação pessoas que precisam receber a segunda dose do imunizante Pfizer, respeitando o intervalo mínimo de três semanas entre as doses, assim como da Coronavac e Astrazeneca, com intervalo mínimo de quatro semanas entre a aplicação das doses para ambos os imunizantes.

No dia da vacinação o teresinense deve apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Além disso, pessoas que receberão a segunda dose ou ainda a dose de reforço devem levar o cartão de vacinação com o registro das doses anteriores. O público adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou um responsável.

Facebook
Veja também