Viagora

Thanandra Sarapatinhas diz que vai pedir a suspensão da Expoapi

O Governo do Piauí informou através de nota que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra.

Na manhã desta quinta-feira (09), a vereadora Thanandra Sarapatinhas informou, por meio de suas redes sociais, que irá solicitar a suspensão da Expoapi até que todas as circunstâncias envolvendo o acidente com animais   sejam esclarecidas.

A parlamentar destacou em sua publicação que os fogos de artifícios são proibidos por Lei no Piauí. “Vale lembrar que fogos de artifício barulhentos são proibidos por Lei no Piauí. Precisamos de leis, mas precisamos mais ainda que elas sejam cumpridas”, escreveu.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraVereadora Thanandra SarapatinhasVereadora Thanandra Sarapatinhas

Conforme a vereadora, alguém decidiu soltar os fogos um atrás do outro e por conta disso vários cavalos que estavam nos estábulos se assustaram e correram em direção à BR 343.

“As informações que temos são de que alguém decidiu soltar fogos de artifício barulhentos, um atrás do outro e que por conta disso vários cavalos que estavam nos estábulos se assustaram e correram em direção à BR 343. Isso causou uma série de acidentes envolvendo os carros que passavam por ali”. Os envolvidos por essa situação trágica precisam pagar", finalizou.

Confira a publicação da parlamentar:

  • Foto: Divulgação/InstagramThanandra Sarapatinhas em seu perfilThanandra Sarapatinhas em seu perfil oficial

Outro lado

Procurado pelo  Viagora o Governo do Piauí emitiu uma nota sobre o assunto.

Confira abaixo nota na íntegra:

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da 70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

 É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência à Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

 Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

 Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

Entenda o caso

Na noite dessa quarta-feira (08), animais que estavam na Expoapi, na zona Sudeste de Teresina, fugiram da festividade ao se assustarem com os fogos de artificio.

De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, um cavalo ficou gravemente ferido e precisou ser socorrido por veterinários nas proximidades do Parque de Exposição.

Facebook
Veja também