Viagora

Hospital de Campo Maior registra 500 altas de pacientes com Covid

A unidade conta com atendimento especializado de fisioterapeutas que auxiliam na recuperação dos pacientes, durante e depois das internações.

Na última quinta-feira (15), o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou 500 altas médicas de pacientes recuperados da Covid-19.

A de saúde tem 14 enfermarias, 52 leitos (clínicos e de estabilização), canalização para gases medicinais e demais equipamentos que auxiliam no tratamento de pacientes com o coronavírus.

  • Foto: Divulgação/GoogleMapsHospital Regional de Campo MaiorHospital Regional de Campo Maior

Segundo a diretora do HRCM, Celene Fontenele, o atendimento de fisioterapia é o diferencial na unidade, onde conta com cinco profissionais que auxiliam na recuperação dos pacientes acometidos pelo vírus.

“Além dessa estrutura e o comprometimento da equipe em geral, o atendimento de fisioterapia é outro diferencial no HRCM. Com uma equipe de cinco fisioterapeutas, os profissionais realizam diariamente protocolos que vem auxiliando de forma significativa na recuperação de pessoas com a Covid-19”, disse a diretora.

A coordenadora do Centro de Fisioterapia da unidade, Eliziete Abreu, explicou que os atendimentos aos pacientes com síndrome pós-covid, englobam a parte motora para melhorar as condições circulatórias e prevenir a perda de mobilidade, além da parte respiratória.

“Nas enfermarias, os pacientes internados com síndrome pós-covid normalmente apresentam um quadro um pouco mais difícil, ainda necessitando de aporte de oxigênio. Os atendimentos da fisioterapia englobam a parte motora para melhorar as condições circulatórias, e prevenir perda de mobilidade e flexibilidade, além da parte respiratória, com controle da mecânica da respiração, manobras para auxílio na expansão pulmonar e desobstrução brônquica, e também com orientações quanto a posicionamento no leito”, explicou a fisioterapeuta.

De acordo com a direção do HRCM, a unidade registrou 400 altas médicas de pacientes com Covid-19 em março. Em menos de um mês o hospital teve mais 100 altas de pacientes que venceram o coronavírus. Os atendimentos de fisioterapia em 2020 chegaram a 5.449 e esse ano, até o mês de março 1.374 pessoas já foram atendidas.

Facebook
Veja também