Viagora

Covid: FMS faz quase 5 mil testes em uma semana na cidade de Teresina

De acordo com Dr. Gilberto, os centros de testagem funcionam para agilizar o fluxo do atendimento da rede pública de saúde na capital.

Nesta segunda-feira (10), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que já realizou 4.881 testes Covid-19, sendo 594 positivos, cerca 12% em relação ao total de testes realizados entre os dias 3 a 8 de janeiro, em quatro centros de testagem, na cidade de Teresina.

Segundo a FMS, no total são cinco centros em todas as zonas da cidade funcionando das 8h à 17h. O presidente do órgão, Gilberto Albuquerque, explica que os centros de testagem funcionam para agilizar o fluxo do atendimento da rede pública de saúde da capital piauiense.

“A pessoa que tem febre, dor de cabeça, dor no corpo, falta de apetite, escorrendo o nariz, então ela tem uma síndrome gripal e pode procurar um dos cinco centros de testagem para confirmar ou descartar a possibilidade da Covid. O resultado é informado alguns minutos depois e se for positivo é recomendado procurar umas da seis UBS gripais”, orienta.  “Quando o resultado é negativo para a Covid e a pessoa tem sintomas gripais ela deve procurar atendimento médico em qualquer UBS”, explicou.

Dr. Gilberto reforça ainda sobre os cuidados preventivos para evitar o contágio pela doença. “Uso de máscara facial, lavagem das mãos, limpeza com álcool em gel e evitar aglomerações. Assim podemos evitar não só a Covid como outras viroses que estão aparecendo com mais frequência, como a gripe”, disse.

Facebook
Veja também