Viagora

Agendamento para vacina de crianças com comorbidades abre hoje em Teresina

De acordo com a FMS, a vacina a ser aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty, em duas doses.

Nesta segunda-feira (17) abre às 18h, o agendamento para a vacinação infantil contra a covid-19. Neste primeiro momento, serão contempladas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

De acordo com a FMS, a vacina a ser aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty, em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. “As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem completar o esquema vacinal com a vacina Pfizer/Comirnaty pediátrica”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinaVacina

No momento da vacinação será necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação.  Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento assinado por eles.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, convida os pais e responsáveis para que não deixem de vacinar seus filhos.

“Inicialmente estamos priorizando as crianças com comorbidades e deficiência, mas logo que recebermos doses suficientes vamos abrir para a população em geral em ordem decrescente de idade, como orienta o Ministério da Saúde”, diz. “Pessoas vacinadas têm a Covid de forma mais moderada ou leve ou mesmo assintomática, evitando a possibilidade de uma forma grave que pode levar ao óbito. Vamos proteger nossas crianças”, finaliza o presidente.

Facebook
Veja também