Viagora

FMS amplia vacinação para crianças de 10 anos sem comorbidades em Teresina

Segundo a FMS, as vagas para o público geral de 11 anos permanecem abertas, bem como para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Nesta terça-feira (25), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou a ampliação da vacinação contra a covid-19 para as crianças de 10 anos que não possuem comorbidades em Teresina. O agendamento para a imunização desse público-alvo se inicia as 18H e ocorre por meio do site.

De acordo com a FMS, as vagas para o público geral de 11 anos permanecem abertas, bem como para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Ainda segundo a Fundação, a vacinação ocorre nesta semana em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um novo ponto localizado no Teresina Shopping.

A FMS orienta os pais que é necessário levar CPF ou Cartão do SUS da criança, bem como o cartão de vacinação no dia da imunização. Se a criança tiver comorbidade ou for uma criança com deficiência é necessário também levar um laudo médico para comprovar sua condição.

Conforme o órgão, para a vacinação das crianças é preciso que os pais ou responsáveis estejam presentes manifestando sua concordância, caso não seja possível, a vacinação acontecerá por meio de um termo de assentimento assinado pelos mesmos.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, destacou a eficácia da vacina na redução de complicações da covid-19 e fez um apelo para que os pais levem as crianças para a vacinação.

“Esses dois anos de pandemia têm demonstrado que as pessoas vacinadas têm a Covid de forma mais moderada ou leve ou mesmo assintomática, evitando a possibilidade de uma forma grave que pode levar ao óbito. Por isso, estejam atentos ao regramento e não deixem de levar as crianças", explicou a diretora de Vigilância em Saúde.

Facebook
Veja também