Viagora

FMS anuncia vacinação com 4ª dose para imunossuprimidos em Teresina

De acordo com a FMS, os pontos drive thru estarão dispostos no CEU Norte e terminais Zoobotânico, Parque Piauí, Livramento e Buenos Aires.

Nesta sexta-feira (28), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que serão abertos cincos pontos de drive thru para vacinação contra a covid-19 com a quarta dose de reforço para pessoas imunossuprimidas em diferentes zonas de Teresina. Os pontos estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, nos dias 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

De acordo com a FMS, o agendamento para preenchimento das vagas ocorre a partir desta sexta-feira (28) por meio do site. Os pontos de drive thru estarão dispostos no CEU Norte e terminais Zoobotânico, Parque Piauí, Livramento e Buenos Aires.

A coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, Emanuelle Dias, explica sobre o intervalo entre a aplicação da dose de reforço no público-alvo da vacinação.

“Para ter direito à dose de reforço, os imunossuprimidos devem ter quatro meses da dose adicional”, destacou Emanuelle Dias.

Além da imunização de pessoas imunossuprimidas, a FMS divulgou ainda que os locais também receberão os públicos que irão tomar a primeira dose, como os adolescentes (12 a 17 anos) e adultos (18 anos ou mais), bem como aqueles que receberão a segunda dose das vacinas Pfizer (com intervalo de três semanas entre primeira e segunda dose), AstraZeneca e CoronaVac (intervalo de quatro semanas entre primeira e segunda dose).

Ainda segundo a FMS, os adultos de 18 anos e mais que irão receber dose de reforço da vacina Pfizer também poderão se deslocar ao ponto de vacinação.

A Fundação Municipal orienta que é necessário respeitar o intervalo de quatro meses após a última dose para população em geral e cinco meses para gestantes e puérperas.

O agendamento nesta sexta-feira (28), ocorre em dois horários distintos, às 16h, serão disponibilizadas vagas para dose de reforço da Janssen, e às 18h, para a vacina da Pfizer, diz FMS.

Por fim, a coordenadora Emanuelle Dias ressalta os intervalos para administração das doses para imunização contra a covid-19.

“A dose de reforço da Janssen deve ser dada com um intervalo mínimo de dois meses da dose única. Já a dose de reforço da Pfizer, que será dada para quem fez o esquema com Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, deve ser dada com um intervalo mínimo de quatro meses da segunda dose”, diz. “A exceção é para gestantes e puérperas, que devem obrigatoriamente tomar o reforço com Pfizer com intervalo de 5 meses da última dose”, finaliza a coordenadora de campanha.

Facebook
Veja também