Viagora

"Serei candidato a presidente da Alepi", diz deputado Franzé Silva

O deputado disse ainda que após as eleições do segundo turno o PT irá realizar uma reunião com a bancada.

O deputado estadual reeleito, Franzé Silva (PT), falou na manhã desta quarta-feira (26) ao Viagora, sobre a movimentação política para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no próximo ano.

O parlamentar afirma que é candidato e tem dito isso para todos. “Serei candidato a presidente da Alepi, tenho dito isso a todo mundo. Na condição do presidente, irei para a reeleição”, disse.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDeputado Franzé Silva
Deputado Franzé Silva

Franzé Silva diz que a definição dos nomes será feita após as eleições presidenciais, que acontece neste domingo (30). “O PT nessa bancada eleita, terá uma definição depois da eleição do presidente Lula, onde nós iremos reunir a nova bancada e fechar a coletiva”, afirmou.

O petista destaca que a Alepi, é uma Casa de diálogos, e que tem conversado com o partido MDB, que será um forte aliado na eleição.

“Essa Casa, é uma Casa de diálogo. Nós vamos ampliar o diálogo que já estamos fazendo internamente dentro do PT com o bloco da oposição e com esse parceiro que já é histórico que é o MDB. O PT votou nas duas últimas eleições fechado com o MDB na legislatura está se encerrando no nome do deputado Themístocles, então o PT já demonstrou esse voto de confiança no MDB. E agora vai procurar buscar reciprocidade de ser o MDB que venha apoiar o PT”, explicou.

Questionado se um dos nomes para dialogar é o do deputado estadual, Severo Eulálio (MDB), Franzé frisa que também entrará em diálogo com o parlamentar e afirma que todos os 30 deputados têm capacidade de presidir a Alepi.

“É um grande deputado, nós vamos ainda dialogar também com o deputado Severo. Acho que o diálogo aqui é tem que ser feito com todos os deputados, nós somos 30 e os 30 tem capacidade de habilidade e presidir a casa. Vai depender muito da forma como a gente vai dialogar com cada um, e cada um pra buscar essa unidade dentro de uma mesa diretora, que represente a todos e que busque fazer com que o Poder Legislativo, possa cada vez mais estar mostrando que é um poder forte quando está unido”, destacou.

Franzé Silva explica que não é o fato do partido ter a maior bancada que pode definir quem será o próximo presidente, mas quem tem a capacidade de dialogar na Casa.

“É o misto. Acho que a maior bancada sempre teve a predileção pela presidência, foi assim com o MDB quando tinha a maior bancada, agora o PT tem maior bancada, mas não é só o fato de ter a maior bancada é a capacidade de interno na casa. Eu acho que quem tiver mais capacidade de dialogar, de fazer os entendimentos pra que a gente possa ter um poder legislativo que cada vez mais mostre que pra sociedade que é um poder que busca a solução, a partir das conversas feitas internamente”, finalizou o deputado.

Facebook
Veja também