Viagora

Coren-PI determina interdição parcial da Maternidade Wall Ferraz

O Conselho Regional de Enfermagem informou a interdição ética do hospital localizado no bairro Itararé em Teresina.

Na manhã desta segunda-feira (12), o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decretou uma interdição ética parcial da Maternidade Wall Ferraz – Ciamca, localizada na Praça dos Correios no bairro Itararé de Teresina.

Conforme o presidente do Coren-PI, Antônio Neto afirmou que, segundo a legislação, técnicos e auxiliares de enfermagem devem trabalhar sob supervisão de um enfermeiro e a norma estaria sendo descumprida desde 2020.

Foto: Reprodução/ Street ViewMaternidade Professor Wall Ferraz
Maternidade Professor Wall Ferraz

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nota oficial sobre a ação realizada na maternidade e informou que irá de pronunciar quando o Coren-PI realizar a notificação formal ao órgão. Confira a nota na íntegra: 

Sobre a interdição de alguns setores da Maternidade Wall Ferraz realizada pelo Coren, nesta segunda-feira, 12, a Fundação Municipal de Saúde informa que irá se pronunciar quando for notificada formalmente pelo devido conselho.

Crise na Saúde

Na quarta-feira (30/11), já houve a interdição parcial, realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), do Hospital e Maternidade do Buenos Aires, localizado na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações do CRM-PI, após fiscalização feita no último dia 27 de outubro, o hospital foi colocado em indicativo de interdição após serem identificados problemas como: ausência frequente de soro fisiológico, falta de algumas medicações analgésicas e antibióticos, escala de neonatologia incompleta comprometendo a segurança dos recém-nascidos da maternidade, falta de luvas de procedimentos dentre outras questões presentes no relatório do conselho.

Mudança na FMS

Após a ação no Hospital Buenos Aires, a Câmara Municipal de Teresina convocou audiência sobre o abastecimento na rede hospitalar, na segunda-feira (5), em busca de esclarecimentos por parte do então Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque sobre a pasta da saúde na capital piauiense.

Posteriormente, na terça-feira (6), o gestor da FMS se encontrou no Palácio da Cidade com o prefeito Dr. Pessoa para comunicar seu afastamentodo cargo.

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, assinou a nomeação da gestora Clara Francisca dos Santos Leal para tomar à frente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Facebook
Veja também